Vereadores apresentam hoje relatório da CPI da exploração sexual

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes apresenta nesta terça-feira, 13, o relatório final após meses de investigações. A CPI realizou visitas de campo, entrevistas, pesquisas e blitze para compor o documento final que servirá de indicação para a formulação e cumprimento de políticas públicas e para oferecer denúncias à Justiça.

Para a relatora, vereadora Eliana Gomes (PCdoB), a CPI identificou mudanças significativas na rede de exploração. Duas delas foram a diminuição da faixa etária das crianças envolvidas (a comissão se deparou com meninas de oito anos) e a presença de meninos.

A expansão da rede pela cidade é outra realidade diagnosticada pela CPI. Antes, o foco da exploração, conforme Eliana, era a orla de Fortaleza. Atualmente, bairros como Castelão, Jangurussu e Bom Jardim são alguns dos novos territórios.

De acordo com Eliana, o relatório da CPI e todo o material colhido pela comissão será enviado ao Ministério Público. O objetivo, segundo ela, é estimular a denúncia e investigação de pessoas que estão supostamente envolvidas com o crime.

Números da CPI

13 audiências públicas realizadas
18 reuniões com representantes de instituições
12 depoimentos de pessoas ligadas à órgãos públicos, a entidades de classe, a estabelecimentos comerciais sob suspeita e Organizações Não-Governamentais (ONGs)

Fonte: Câmara de Fortaleza