Prefeito de Salvador é desaprovado por 72% da população

O prefeito de Salvador João Henrique (PP) é desaprovado por 72% dos soteropolitanos, de acordo com a pesquisa IBOPE, divulgada pela Rede Bandeirantes na última sexta-feira (23/12). O gestor ficou em último lugar entre as nove capitais pesquisadas, tendo alcançado apenas 21% de aprovação. Ainda de acordo com a pesquisa, o prefeito tem 13% de ótimo/bom, 29% de regular e 58% de ruim e péssima, sendo 14%, ruim e 44%, de péssima.

A reprovação é resultado da gestão confusa e desastrosa realizada por João Henrique à frente da prefeitura de Salvador, o que levou a cidade a um caos administrativo e financeiro. A troca constante de partido do prefeito contribuiu em muito também para o problema, já que resultava sempre na troca do secretariado e descontinuidade do trabalho na administração direta da cidade. A pasta da saúde foi uma das mais atingidas pelo troca-troca de secretário e talvez por isso, seja uma das áreas mais deficitárias na cidade.

Esta falta de compromisso com o bem estar da população foi comprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que reprovou, por unanimidade, pelo segundo ano consecutivo as contas de João Henrique (exercícios 2009 e 2010). Os motivos são praticamente os mesmos: investimentos em educação e saúde a baixo do teto constitucional, contratação de pessoal sem concurso público, atraso e pagamento de multas nas contas de água e luz, por exemplo.

“A avaliação de João Henrique como o pior prefeito do Brasil não é surpresa. A gente percebe a péssima gestão dele pela insatisfação das pessoas nas ruas. Em todos os lugares e segmentos a gente vê as pessoas falando mal do prefeito. Nós da Câmara, que acompanhamos as políticas públicas, também percebemos o descalabro que tem sido a gestão do prefeito. São coisas como atrasar o pagamento dos funcionários. Agora mesmo, os profissionais do Programa Saúde da Família estão sem receber 13º salário até hoje. Isso mostra que ele é de fato o pior prefeito do Brasil”, avaliou a líder da bancada do PCdoB na Câmara Municipal, vereadora Aladilce Souza.

Para Aladilce, é muito ruim para a cidade ter um prefeito avaliado como o pior do país durante toda a sua segunda gestão. “Não é a toa que ele teve as contas rejeitadas pela segunda vez pelo TCM. Nem a dotação orçamentária ele consegue fazer. Não aplica direito nem as verbas carimbadas, como educação e saúde. São serviços e licitações superfaturados, pagamento de juros altíssimos pelo atraso das contas. Não tem projeto, não tem rumo, as metas não se cumprem. É tudo muito provisório e precário no governo de João Henrique. Então, isso se expressa na pesquisa do Ibope, com este título que envergonha a cidade”, ressaltou.

De Salvador,
Eliane Costa.