Ouvidoria da Câmara de Salvador é avaliada pelos cidadãos

As palavras de reconhecimento ao trabalho realizado pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador marcaram as falas dos participantes do Encontro de Avaliação do órgão. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (28/12), no Centro de Cultura da Casa Legislativa. A ouvidora-geral, vereadora Olívia Santana (PCdoB), resgatou a história da criação do órgão e em seguida apresentou os resultados alcançados no primeiro ano da sua gestão.

Olívia ressaltou ainda a importância da avaliação do trabalho pelas comunidades atendidas pelo órgão, visando o aprimoramento e o planejamento de novas ações. “Confesso que me surpreendi com os números alcançados pela Ouvidoria. Vamos realizando as atividades sem nos atermos aos números, quando fazemos um levantamento é que tomamos noção das ações realizadas. É muito importante o retorno da população para aferirmos a eficácia da nossa atuação e para planejarmos um trabalho ainda melhor para o ano que se inicia”, avaliou.

Representantes de diversas comunidades, além de servidores e assessores parlamentares prestigiaram o evento. Messias Moura, morador do bairro de Pernambués, relembrou a ameaça de fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que funcionava no Centro Social Urbano da localidade. “A intervenção da Ouvidoria não apenas manteve o CMEI funcionando (agora em um imóvel alugado pela Prefeitura), como possibilitou a reforma de outras escolas da região”, ressaltou o morador. O assessor parlamentar Aurelino Souza destacou “a abertura do órgão para a cidade”.

Cidadania

Segisfredo Melo, representante da Associação Comunitária do Barbalho e Santo Antônio (Acobasa), chamou a atenção para a atuação da Ouvidoria no bairro. “Olívia conseguiu algo inédito, que foi entrar na “ilha” que é o Centro Histórico. Dizem que a responsabilidade é da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), de vários órgãos, menos de Salvador. A Ouvidoria entrou no Santo Antônio e resolveu uma série de problemas. Para o morador é isto o que importa”, declarou.

Para a coordenadora técnica da Ouvidoria, Claudia Correia, a principal conquista do órgão foi a promoção do avanço da cidadania. “O encontro de Olívia com os gestores do Executivo, acompanhada das comissões de moradores dos bairros atendidos pela Ouvidoria, promove um grande avanço no exercício de cidadania. É o cidadão frente a frente com quem deve resolver os problemas do seu bairro”, avalia Claudia. Para ela, este processo é capaz de promover a tomada de consciência da população. “Os mandatos passam, os secretários passam, mas fica o mais importante. O entendimento do cidadão de poder exigir os seus direitos”, concluiu.

Olívia finalizou o encontro falando sobre a luta a ser travada no ano de 2012, para garantir a efetividade da Ouvidoria após o término do seu mandato. “Precisamos estabelecer uma nova cultura política, onde o cidadão seja capaz de exigir os seus direitos e de se libertar da lógica paternalista ainda vigente no nosso país. Instrumentos como as ouvidorias são fundamentais para o fortalecimento da democracia. Por isso lutaremos pela efetividade deste órgão”, finalizou a ouvidora.

Fonte: Ascom da Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salvador.