Chico Lopes participa de entrega de casas em Maracanaú

Aconteceu nesta semana a solenidade de entrega das primeiras unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) em Maracanaú. O empreendimento tem 104 unidades habitacionais e recebeu o nome do jornalista Blanchard Girão. Este foi o primeiro empreendimento do PMCMV em Maracanaú que entregará outros dois empreendimentos no primeiro semestre de 2012, beneficiando mais de 1.600 famílias de baixa renda.

O município de Maracanaú foi o primeiro, excluindo a capital Fortaleza, a assinar o Termo de Adesão ao PMCMV. O governo municipal concedeu isenção de tributos municipais aos empreendimentos e reduziu o tempo de emissão de alvarás e licenças, atraindo as construtoras e convertendo estas ações em benefício da população de menor renda. Além disso, assumiu compromisso de garantir os serviços essenciais como iluminação pública, transporte, saúde e educação.

No Residencial habitarão mais de 500 pessoas que anteriormente moravam em assentamentos irregulares, tinham ônus excessivo com aluguel ou moravam em coabitações, famílias na linha de prioridade do programa.

Homenagem a Blanchard Girão

O nome do jornalista Blanchard Girão foi sugerido pela empresa construtora do empreendimento e muito bem acolhido pelas autoridades presentes.

O Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB), que esteve no evento, fez menção honrosa ao afirmar seu encanto em ter militado ao lado de Blanchard na época da ditadura. Ambos foram torturados e perseguidos pelo movimento dos militares. O parlamentar se dirigiu à família de Girão através da viúva Maria Cleide e seus filhos e parentes presentes na solenidade, falando da merecida homenagem a um dos homens mais sérios que já teve o prazer de conviver.

Posse do Conselho de Habitação

Além da solenidade de inauguração foi também empossada a nova gestão do Conselho Municipal de Habitação, que será presidido pelo camarada Andrerson Rafael, dirigente municipal do PCdoB.

Após a posse, o novo presidente agradeceu a todos que militam na defesa da política habitacional. Falou da importância do Conselho de Habitação que fiscaliza e atua na promoção do acesso a terra urbanizada e da moradia digna e sustentável, formado por diversos agentes da sociedade civil organizada e poder público, configurando um novo formato de democracia participativa.

Destacou ainda que Conselho de Habitação denominou o ano de 2011 como o “ano da habitação” em Maracanaú, devido a superação da meta estabelecida pelo Ministério das Cidades de reduzir em 20% o déficit habitacional, principalmente pelas obras do PMCMV.

O Deputado Federal Chico Lopes também fortaleceu a fala do novo presidente declarando seu apoio ao movimento popular, pois sem luta não há vitória. Completou que na última década o movimento popular pôde participar de um governo democrático, permitindo o espaço de co-gestão e controle social, iniciado pelo Presidente Lula, tendo sequência com a Presidente Dilma. Este novo modelo de gestão é que tem feito o Brasil passar para 6ª economia mais importante do mundo, por isso deve ser valorizado e defendido, acreditando que o Brasil está no rumo certo.

A expectativa é que o PMCMV atinja a meta global de construir 2 milhões de novas moradias até o ano de 2014, atendendo prioritariamente a população baixa renda.

De Maracanaú,
Conselho Municipal de Habitação