Sem categoria

Chávez fará visita ao México para reforçar diplomacia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, realizará uma visita oficial ao México ainda no primeiro semestre deste ano, anunciou o embaixador mexicano em Caracas, Carlos Pujalte.

Segundo um acordo diplomático, em troca o mandatário mexicano, Felipe Calderón, deve visitar a Venezuela no segundo semestre.

Pujalte ressaltou o restabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois países sob o governo de Calderón, que ficaram suspensos por cinco anos.

O esfriamento nas relações ocorreu sob a administração do mexicano Vicente Fox, também do conversador Partido da Ação Nacional (PAN), que várias vezes teve desentendimentos verbais com Chávez.

Recentemente, Calderón viajou para a Venezuela por ocasião da cúpula sobre integração e desenvolvimento da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), ocorrida em Caracas em dezembro de 2011.

Durante o encontro, o presidente do México realizou uma reunião com seu homólogo venezuelano, o que, segundo Pujalte, permitiu-lhes remover "obstáculos que enturvavam a relação".

Entre os acordos feitos pelos presidentes esteve a indenização à empresa mexicana de cimentos Cemex, que foi expropriada pelo governo venezuelano, e o estabelecimento de um convênio com a empresa mexicana Gruma, produtora de milho, para o estabelecimento de empresas conjuntas.

Fonte: Ansa Latina