Pronunciamento do Ministro esclarece dúvidas sobre repasse

Ministro da Integração Nacional, o pernambucano Fernando Bezerra esteve, nesta quinta-feira (12), no Plenário do Senado para esclarecer as ações da pasta para prevenção de desastres naturais e denúncias infundadas da oposição de que ele estaria beneficiando seu estado natal.

Bezerra esclareceu que Pernambuco foi o terceiro estado a receber verbas para prevenção, depois do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Em sua explanação – que durou, em média, meia hora, explicou que Pernambuco recebeu 13,7% do valor empenhado, inclusive com expressiva contribuição de emendas parlamentares, e não 90% como têm informado equivocadamente a imprensa. A reunião da Comissão Representativa do Congresso foi convocada no recesso pelo presidente José Sarney, tendo o ministro manifestado interesse em prestar esclarecimentos aos parlamentares espontâneamente.

Deputado Federal pelo PCdoB e membro titular da Comissão Representativa do Congresso Nacional, Chico Lopes (CE), considerou esclarecedoras e convincentes as explicações do ministro da Integração, Fernando Bezerra, sobre a política de prevenção de catástrofes no país. O deputado parabenizou ainda toda a equipe do Ministério da Integração. Também participou da reunião o deputado Delegado Protógenes, membro suplemente da Comissão Representativa.

Esse é o terceiro ano seguido que a Comissão Representativa se reúne no recesso de janeiro. No ano passado, os parlamentares manifestaram pesar pelas vítimas dos desastres naturais na Região Serrana do Rio, em Minas Gerais e São Paulo. No ano anterior, a reunião foi para decidir o aumento das tropas no Haiti e se solidarizar com as vítimas do terremoto naquele país.

A Comissão Representativa foi criada na Constituição de 1988, e dos 47 recessos (início e meio de ano), em 28 não houve convocação, em três não a convocação não ocorreu porque não houve recesso. Não há registro no primeiro ano após a criação.

Com informações da Assessoria de Comunicação – Liderança do PCdoB