Sem categoria

Ipea lança pesquisa de percepção sobre mobilidade urbana 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará, nesta quinta-feira (19), às 14h30, em Brasília, a segunda edição da pesquisa Mobilidade Urbana do Sistema de Percepção Social (Sips). Na oportunidade, estará presente para o técnico de Planejamento e Pesquisa Ernesto Galindo, o coordenador de Estudos Ambientais, Bernardo Furtado, e o assessor da Presidência do Ipea, André Calixtre. 

De acordo com informações, o Sips ouviu 3.781 pessoas em 212 municípios brasileiros, um acréscimo de mil entrevistas em relação à edição anterior, 45% a mais que os 146 municípios incluídos no estudo de 2010.

Além disso, a pesquisa apresenta as diferentes concepções que a população brasileira tem sobre a mobilidade urbana em seus diversos aspectos – tamanho populacional, frota por região e faixa salarial.

Lei de mobilidade Urbana

Sancionada no último dia 3 de janeiro, a lei fundamenta-se no artigo 21, da Constituição Federal de 1988, que atribuem à União a responsabilidade de instruir as diretrizes da política de desenvolvimento urbano e para os transportes urbanos.

De acordo com o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), Alexandre de Ávila Gomide, “a nova Lei não é contra a posse do automóvel, apenas pretende que o seu uso seja feito de forma sustentável”.

Gomide acrescenta que a nova regulamentação modernizará o marco regulatório dos serviços de transportes públicos e a defesa dos interesses dos usuários dos serviços de transporte coletivo. “Ela traz, entre suas principais medidas, a exigência que todos os municípios acima de 20 mil habitantes elaborem seus planos de mobilidade urbana”, explica.

Leia na íntegra comunicado do Ipea sobre ‘A Nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana’.

Fonte: Ipea