Sem categoria

Diretores discutem crise no cinema

O pai do Cinema Novo brasileiro, Nelson Pereira dos Santos, um dos maiores representantes da comédia italiana, Ettore Scola, reuniram-se em Roma, onde conversaram sobre a crise do cinema e as dificuldades de alcançar o grande público.

"No Brasil, muitos diretores, não só os jovens, fazem cinema pensando no mercado e introduzem elementos de violência nos filmes, semelhante ao cinema norte-americano", comentou Santos.

Ele disse que "também gostaria de entrar no mercado [cinematográfico], porque tenho que pagar minhas contas", mas "sei que meu cinema interessa só a uma pequena minoria".

"Por exemplo, meu documentário 'A Música segundo Antonio Carlos Jobim', que acabei de apresentar em Roma, foi rechaçado por uma distribuidora do Rio de Janeiro porque, segundo ela, o filme não tinha mercado", contou.

Scola, por sua vez, afirmou que é "natural" que o cinema na Itália também esteja em crise, uma vez que o país passa por medidas de austeridade para conter a dívida pública, correspondente a 120% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Mas eu acho que o maior problema não é esse". Segundo ele, o que "falta na Itália" é o "amor pelo nosso país".

Fonte: Ansa