Sem categoria

 Presidentes latino-americanos desejam pronta recuperação a Chávez

Logo após o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciar que precisará se submeter a uma nova cirurgia na pélvis para a extração de uma lesão – pouco mais de um ano depois de retirar um tumor no mesmo local – presidentes latino-americanos manifestaram solidariedade ao colega e fizeram votos de pronta recuperação.

"(Me) ligou Cristina Fernández (presidente da Argentina), falamos rapidamente. Chegaram mensagens de Daniel Ortega (Nicarágua), de (José) "Pepe" Mujica (Uruguai), de Evo Morales (Bolívia)", afirmou durante entrevista por telefone à rede estatal VTV. Segundo Chávez, os líderes regionais “se mostraram muito preocupados”.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, enviou uma mensagem de apoio em nome de seu governo, na qual faz votos para a pronta recuperação de Chávez. "Soube que o presidente estava novamente doente e fazemos votos para que recupere sua saúde", disse Santos em ato no Palácio de Nariño, em Bogotá.

Ele indicou que, com Chávez, "hoje cultivamos boas a respeitosas relações com os governos vizinhos da Venezuela e Equador". Além disso, afirmou que “com o presidente Chávez somos, em muitos sentidos, como água e óleo. Mas isso não impede que trabalhemos juntos, em um ambiente de harmonia, por objetivos que são comuns, como a prosperidade e a segurança dos nossos povos, e os resultados são cada vez melhores.”

Por sua vez, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, após conversar por telefone com Chávez, se solidarizou publicamente com o amigo e disse em ato oficial em Manágua que "Deus saberá seguir te acompanhando nesta batalha". Ele disse que o presidente venezuelano “está novamente lutando a batalha pela vida”.

Chávez informou que fará a operação em Havana, Cuba, mesmo lugar onde um tumor maligno foi extirpado em 2011. "Vamos para Havana, mas não essa noite, sem correrias, tudo em seu devido momento (…) estou me preparando para o fim de semana”, disse. De acordo com o presidente venezuelano, as chances são altas de a lesão ser maligna.

Com informações da rede multiestatal TeleSur