Sem categoria

Venezuela caminha para se tornar uma potência agroindustrial

"A Venezuela tem tudo para se tornar numa potência agroindustrial. Estamos construindo a independência econômica", afirmouo presidente Hugo Chávez durante uma inspeção ao complexo industrial do estado de Barinas.

Ao examinar o processo de construção da fábrica de tratores Veneminsk, no Complexo Industrial Santa Inês, o mandatário anunciou que o projeto se encontra com 90% de avanço.

Ele stimou que essa indústria poderá ser inaugurada no primeiro trimestre deste ano, e detalhou que está sendo construída também uma usina petroquímica.

Segundo ele, a fábrica, criada no seio do convênio binacional com Belarus, produzirá anualmente 10 mil tratores de 50 até 300 cavalos de força e cinco mil caminhões, que reforçarão o processo produtivo e de distribuição no país.

De acordo com Chávez, os tratores serão entregues às Unidades de Propriedade Social (UPS) e aos agroprodutores, por meio da Grande Missão Agro-Venezuela, programa governamental dirigido a garantir a segurança e a soberania alimentar na nação.

"Os veículos facilitarão o deslocamento de alimentos e de material de construção, principalmente, cimento e blocos", expôs.

Chávez também comentou sobre a construção, na mesma zona, do complexo agroprodutivo, uma usina ensambladora de maquinaria pesada para melhorar e ampliar a rodovia urbana e agrícola do território nacional, e uma usina elétrica que gerará 600 megawats.

"Nesta região  também está sendo erguida uma refinaria com capacidade de produzir 100 mil barris diários de petróleo", adiantou o chefe de Estado. "Graças à cooperação com países irmãos e ao contínuo investimento do Executivo, Barinas virará numa potência agroprodutiva, um pólo de desenvolvimento da Venezuela", assinalou

Fonte: Prensa Latina