Movimento Desocupa Salvador promove novo debate sobre a Louos

O Movimento Desocupa realiza nesta segunda-feira (27/2), às 19h, no Teatro Vila Velha, no Centro de Salvador, mais um debate do Projeto A Cidade que Queremos. O tema deste terceiro encontro será a Lei de Ordenamento, Uso e Ocupação do Solo (Lous), que foi objeto de uma série de mudanças polêmicas aprovadas pela Câmara de Vereadores, no dia 28 de dezembro, e sancionadas pelo prefeito João Henrique Carneiro (PP).

O Movimento convidou representantes de diversos setores da sociedade para debater as alterações que foram feitas à Lei. A mesa dos trabalhos será coordenada pelo professor Ordep Serra (UFBA/Movimento Vozes de Salvador) e será composta por Clímaco Dias (Instituto de Geociências/ UFBA), Daniel Colina (ConCidades/ BA), Waldir Santos (Movimento DESOCUPA), Marli Carrara (União Nacional por Moradia Popular), Raimundo Nascimento (Rede CAMMPI – Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe) e Nivaldo Andrade (Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção Bahia).

Durante o evento, o Movimento Desocupa apresentará ainda a proposta de uma ampla mobilização que permita viabilizar a tramitação de uma Lei de Iniciativa Popular na Câmara de Vereadores que anule os efeitos devastadores da nova LOUOS. O Movimento também estará recolhendo assinaturas de pessoas interessadas em apoiar a Ação Popular que será proposta contra as inúmeras irregularidades detectadas no contrato feito entre a Prefeitura e a Premium Produções Criações Artísticas Ltda, empresa responsável pelo Camarote Salvador.

O movimento é formado por um conjunto de entidades e pessoas de diversos segmentos da sociedade. Começou com a luta contra a privatização do espaço público, no caso do Camarote Salvador em Ondina, e ampliou-se na luta contra as alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU e a LOUS. Hoje o movimento está crescendo a cada nova manifestação com a adesão de entidades dos movimentos sociais como a Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB) e a União Baiana de Estudantes (UEB).

De Salvador,
Eliane Costa.