Sem categoria

Executivos norte-americanos subornam fiscais nigerianos

Mark A. Jackson, ex-CEO da Noble Corporation, e James J. Ruehlen, atual diretor e gerente de divisão da subsidiária Noble Drilling, na Nigéria, subornaram funcionários aduaneiros para processar papelada falsa para justificar as fictícias exportações e reimportações de plataformas de petróleo.

O esquema foi montado para evitar que a Noble Corporation perdesse negócios ao incorrer em custos significativos com a exportação de plataformas para a Nigéria e, em seguida, reimportá-las em novas licenças.

Agora, os dois executivos, juntamente com Thomas F. O'Rourke, que era o controlador e ex-chefe da auditoria interna na Noble e ajudou a aprovar os pagamentos dos subornos e permitiu que fossem lançados como legitimas despesas operacionais da empresa, concordaram em resolver acusações da SEC com o pagamento de uma multa de US$ 35 mil.

Por causa do gasto de centenas de milhares de dólares em propinas para a obtenção de 11 licenças ilícitas e 29 extensões de licenciamento, a Noble Corporation também foi acusada de violações da Foreign Corrup Pratices Act, mas a empresa colaborou com os investigadores e concordou em pagar mais de US$ 8 milhões para resolver os casos civis e criminais.

Fonte: Monitor Mercantil