Sem categoria

Mulheres comemoram data com festa e muitos debates  

Programa festiva – com show, exposição e homenagem  – e muitos debates sobre as questões da mulher marcam a extensa programação de comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira – 8 de Março, em Brasília. A programaçãos prevista pela Câmara e pelo Senado se entrelaça com a da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República e da Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal. E já começa nesta segunda-feira (5) e se estende por todo o mês de março.

 Nesta segunda-feira (5), acontece a solenidade de Repactuação do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres com o Distrito Federal, com a presença do governador Agnelo Queiroz e a secretária da Mulher do DF, Olgamir Amâncio. Segundo Olgamir, O documento atualiza as ações definidas para o enfrentamento à violência contras as mulheres do DF, a serem executadas por sua Secretaria e outros órgãos do governo.

O ponto alto das comemorações é o Ato-show "Mulheres Mais: Autonomia e Desenvolvimento Sustentável", com Maria Bethânia, que marca programação do governo federal no Dia Internacional da Mulher. O espetáculo acontecerá na quinta-feira (8), às 21 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para mais de duas mil pessoas, com entrada gratuita.

Mulheres na Rio+20

A agenda da SPM destaca a inclusão da dimensão da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no debate da Rio +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O evento será aberto pela Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que fará uma breve saudação e convidará o público a participar do processo de discussão de gênero e direitos das mulheres na Rio +20. Em seguida, será exibido o vídeo da campanha "Mulheres Mais: Autonomia e Desenvolvimento Sustentável", que começará a ser veiculada em rádio, TV e internet neste Dia Internacional da Mulher (8).

"Pensar o desenvolvimento sustentável com a inclusão das mulheres significa reconhecer também o trabalho doméstico, de cuidados, e para o autoconsumo, em sua maioria realizada por mulheres, como elementos de sustentação do conjunto das pessoas, e que necessitam ser compartilhados por toda a sociedade", explica a Ministra Eleonora Menicucci.

E diz ainda que "continuarei atuando para que todas as mulheres saiam da condição de miséria e de pobreza, lutando para que possam ter mais e melhores oportunidades, mais autonomia econômica e não sofram tratamento desigual. Para isso é fundamental assegurar-lhes, prioritariamente, a garantia de direitos e acesso à informação, educação e saúde, além de capacitação e ao mercado de trabalho", afirma a ministra.

Voto Feminino

A bancada feminina na Câmara e no senado montou uma programação que dará destaque aos 80 Anos da Conquista do Voto Feminino – Mulher no Poder. Nesta terça-feira (6), haverá seminário em comemoração à data, com participação de várias autoridades e as parlamentares. Eles vão discutir o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2012 – “Igualdade de Gênero e Desenvolvimento”. Em seguida, haverá debate sobre “80 Anos do Voto Feminino e a Reforma Política”.

Após o seminário, haverá abertura da Exposição: 80 anos do Voto Feminino. Veja o infográfico da exposição aqui.

Segundo a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), coordenadora da bancada feminina na Casa, os eventos têm como objetivo relembrar a história do voto feminino, iniciada nas eleições de 1932, no governo de Getúlio Vargas, as conquistas políticas das mulheres e os próximos desafios do mundo feminino.

“Mais do que uma comemoração, o voto das mulheres é motivo de luta, já que não conseguimos alcançar ainda os objetivos defendidos pelas operárias têxteis que ocuparam uma fábrica de Nova Iorque e morreram queimadas em 1857”, afirmou Janete Pietá. Ela disse que as mulheres continuam reivindicando a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; a melhoria na qualidade de vida no trabalho e a igualdade salarial entre os gêneros.

Mais atividades

Na quarta-feira (7), haverá cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação do Fundo de Desenvolvimento Institucional entre a Câmara dos Deputados/ Procuradoria da Mulher e o Banco Mundial. O Programa do Fundo de Desenvolvimento Institucional do Banco Mundial premiou com US$300 mil (cerca de R$516 mil) o projeto Fortalecimento da Capacidade Institucional da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados.

E na próxima quarta-feira (13), haverá Sessão Solene do Congresso em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher com entrega do prêmio Bertha Lutz pelos serviços prestados ao País na defesa dos direitos femininos. Entre as agraciadas estão a Presidente Dilma Roussef e a líder comunista Maria Ribeiro Prestes.

De Brasília
Com agências