Chico Lopes defende maior participação feminina na política

"Mulher na política é Brasil mais forte". Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) prestou homenagem às mulheres brasileiras, em pronunciamento realizado ao fim da tarde desta quarta-feira, 7/3. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, Chico Lopes destacou, da tribuna da Câmara Federal, a importância dos 80 anos de voto feminino e da presença feminina na política e nos espaços de poder.

"Os avanços são incontestáveis. Nossa República é governada por uma Presidenta. A Petrobrás, oitava maior empresa do mundo, hoje é comandada por uma mulher, Maria das Graças Foster. As mulheres conquistam gradativamente reconhecimento profissional, chefiam seus lares e cada vez mais também seus colegas de trabalho. São maioria nos bancos das Universidades", ressaltou Chico Lopes, lembrando, porém, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

"As mulheres ainda convivem com a perversa violência doméstica e com a difícil e desigual luta por equidade na presença nos espaços de poder", destacou Lopes, lembrando que, na atual legislatura da Câmara dos Deputados, a bancada feminina é composta por 46 deputadas. "Isso significa que, dos 513 deputados eleitos, apenas 8,9% são mulheres, número bem distante dos 52% que as mulheres representam do eleitorado brasileiro", comparou.

Mulheres e o PCdoB

Lopes enfatizou o papel do PCdoB na busca de um maior protagonismo político por parte das mulheres. E lembrou grandes militantes que fizeram e fazem história na luta por uma sociedade, como Gilse Cosenza, Elza Monnerat, Helena Serra Azul. "E tantas outras mulheres de coragem, camaradas que participaram da luta contra o regime militar. Algumas, como a cearense Jana Barroso, pagaram com a vida. Tantas outras sobreviveram para continuar na luta, agora na democracia".

Lopes também frisou o papel das mulheres na bancada federal do PCdoB, em que elas respondem por quase 50% das vagas conquistadas pelo partido. "A liderança partidária é exercida por uma deputada, a jovem Luciana Santos (foto). E o partido acaba de indicar a deputada Perpétua Almeida para a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, única comissão presidida pelo PCdoB".

Lideranças cearenses

Chico Lopes destacou também a luta de lideranças cearenses, como Augusta Brito, prefeita do município de Graça; Eliana Gomes, vereadora de Fortaleza; Francileuda Soares, presidente da União Brasileira de Mulheres/CE, e Gorete Fernandes, liderança comunitária e presidente da Federação de Bairros e Favelas. E fez coro ao manifesto da UBM, que reafirma o desafio de garantir a presença feminina nos processos decisórios do país:

“É necessário aprofundar o poder político das mulheres nas mais diversas esferas de decisão: na universidade, nos partidos políticos, nas gestões públicas, nas casas legislativas, no poder judiciário, nas entidades e movimentos sociais e sindicais. Garantir nossa participação na esfera pública, em condições de influenciar nas decisões da agenda do desenvolvimento do projeto nacional que abranja às grandes questões sociais, políticas, ambientais, econômicas e culturais, atingindo, diretamente, a vida do povo.” Ressalta o manifesto.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes – PCdoB-CE