Sem categoria

Déficit comercial afeta evolução de economia japonesa

A economia japonesa reportou em janeiro um déficit emr conta corrente de US$ 5 bilhões, influenciada pelos números vermelhos na balança comercial devido à debilidade da atividade exportadora, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira (8).

Segundo dados do Escritório do Gabinete, as vendas externas sofreram no primeiro mês de 2012 uma contração interanual de 8,5%, que levou a um saldo negativo de US$ 14 bilhões no intercâmbio de bens e serviços.

Os problemas da terceira economia mundial viram-se aguçados depois do terremoto e do tsunami do ano passado com importantes perdas para a infra-estrutura produtiva do país.

Assim mesmo, a catástrofe que levou à paralisação 52 dos 54 reatores nucleares utilizados para a geração elétrica no Japão determinou um incremento na compra de combustíveis fósseis.

Nesse sentido, as importações marcaram em janeiro um aumento de 11,2% em comparação com o mesmo mês de 2011.

Unido a isso, a instância governamental revelou que no quarto trimestre de 2011 o Produto Interno Bruto (PIB) japonês experimentou uma contração de 0,2% em respeito ao período de julho-setembro.

As cifras refletiram que a economia nacional cedeu terreno em quatro dos últimos cinco trimestres sob a pressão do iene forte, a crise da dívida soberana na Europa e as inundações do passado ano em extensas zonas da Tailândia.

Dessa forma, o retrocesso do PIB em todo o 2011 foi de 0,7%, acrescentou a entidade.

Fonte: Prensa Latina