PCdoB-Guarulhos vai comemorar 34 anos de organização na cidade

Com um encontro da militância e simpatizantes no dia 16 de março de 2012 ás 19h30, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), comemora 90 anos em ato solene na Câmara Municipal de Guarulhos (Rua João Gonçalves 604 centro).

luiz cordeiro

O partido foi fundado em 25 de março de 1922, reorganizado em 18 de fevereiro de 1962 e legalizado em 27 de maio de 1985. Em Guarulhos, segundo Auriel Filho, responsável pelo Centro de Memória do PCdoB, o partido iniciou suas atividades ainda no início da década de 70, nesse tempo havia um núcleo partidário que juntamente com outras cidades formavam um zonal do então diretório regional de São Paulo.

“Bem no início da década de 80 não tínhamos sede com o nome do partido. Mas como havia o Jornal Tribuna operária, órgão de massas editado pelo comitê central, foi alugada uma sala na Av. Brigadeiro Faria Lima para trabalhar com o jornal, mas na verdade ela servia como aparelho do partido. O jornal Tribuna Operária trazia análise e opiniões a respeito da situação política e social que ocorriam no Brasil. Em Guarulhos, por muito tempo os militantes iam às fábricas, feiras e universidades promover a venda do jornal que era muito aceito e lido pelas pessoas”, afirma.

A partir de 1985 em diante, com a legalização do PCdoB, o partido em Guarulhos adquire nova fisionomia. Faz campanha de filiações, aluga sede e amplia a ação sindical para a categoria dos metalúrgicos. “Colocamos um camarada na direção do Sindicato dos Metalúrgicos que ali permaneceu, trazendo resultados positivos para o partido”, lembra Auriel.

Em 2000, o PCdoB ganhou musculatura e esse período foi marcado pelo crescimento e vida institucional. Pela primeira vez uma militante comunista era eleita com a sigla do PCdoB na cidade – a vereadora Luiza Cordeiro que já está no terceiro mandato.

Com o ingresso de importantes dirigentes e filiados do PSB, o partido teve um crescimento que o permitiu vislumbrar novos horizontes no cenário político municipal. Além disso, quadros do partido nas secretarias de governo contribuíram com o desenvolvimento da cidade.

O partido possui mais de 3.100 filiados cartoriais e diversas bases nas regiões da cidade. Desde 2004 o PCdoB elege vereador com força própria e, além disso, lançou um candidato a prefeito nas eleições de 2008.

O partido continua crescendo, formando novos distritais, organismos de base, novos quadros e participando ativamente dos debates importantes para a vida da população de Guarulhos.

Da Redação em Guarulhos