Mauá lança edital para selo de certificação do artesanato baiano
Nesta sexta-feira (9/3), o Instituto Mauá publicou o edital do Selo de Certificação do Artesanato “A Bahia Feita à Mão”. Concebido em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Selo é parte integrante do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, cujo objetivo primordial é legitimar a produção artesanal do Estado.
Publicado 09/03/2012 15:06 | Editado 04/03/2020 16:18
“O Selo é a garantia de um produto feito à mão, na Bahia, com fidelidade às raízes culturais locais e respeito ao meio ambiente”, afirmou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida. “É, também, um reconhecimento ao talento dos nossos artesãos, a partir de um Selo que atesta que as suas peças têm qualidade, são fiéis às simbologias típicas da sua região e atendem a critérios de responsabilidade socioambiental”, enfatizou.
Os mais de 9,6 mil artesãos cadastrados no Mauá estão aptos a se inscreverem para obtenção do Selo, desde que a sua produção atenda aos requisitos expostos no edital; dentre os quais, não utilizar mão de obra infantil e respeitar a Legislação Ambiental no extravio de matéria-prima. É imprescindível, ainda, que a sua produção esteja em conformidade com a base conceitual do artesanato reconhecida pelo Instituto e pelo PAB, que vai desde a classificação do artesanato e sua funcionalidade, às tipologias e técnicas utilizadas.
“Os requisitos servem para que os artesãos que não forem contemplados imediatamente se esforcem para melhorar a sua produção, com mais qualidade e viés empreendedor”, pontuou Emília Almeida. O edital com os requisitos já está disponível no site do Instituto: www.maua.ba.gov.br.
As inscrições serão abertas a partir desta segunda-feira (12) e seguem até 11 de abril. Cada artesão poderá se inscrever em apenas uma tipologia, com até dois produtos, e é preciso estar em dia com a Carteira de Identificação do Artesão, emitida pelo próprio Mauá.
O Selo “A Bahia Feita à Mão” é o primeiro do país, em nível governamental, de certificação do produto artesanal. “O Selo visa diferenciar o artesanato produzido no Estado, protegendo-o, assim, de cópias e falsificações”, ressaltou a diretora geral do Mauá.
O processo de certificação ainda conta com a parceria do Ibametro, na análise técnica dos requisitos, e do Sebrae/BA, na auditoria para apontar o nível de qualificação dos artesãos baianos e as condições de produção, e nas ações de capacitação e implantação assistida.
Fonte: Ascom do Instituto Mauá.