Curso do Programa Socialista reúne mais de 90 pessoas em Salvador

Noventa e quatro pessoas, entre militantes, recém filiados, pré-candidatos a vereador e simpatizantes, participaram no último sábado (10) da primeira edição do Curso do Programa Socialista (CPS), que foi lançado nacionalmente em outubro pelo PCdoB, em substituição ao Curso Básico em Vídeo (CBV) no programa de formação partidária. A aula aconteceu no Hotel Plaza, no bairro de Ondina, e foi ministrada por Ricardo Moreno, da Escola Nacional do Partido e da Fundação Maurício Grabois na Bahia.

“Foi um curso muito importante, que é preparação do filiado para compreender a política do partido e seu programa, que é a luta pelo socialismo, além de compreender em que etapa desta luta a gente está no projeto Dilma e Wagner, que abrem caminho para o novo plano nacional de desenvolvimento, rumo ao socialismo. O PCdoB é um partido comunista, que luta pelo socialismo e o caminho para isso é o Projeto Nacional de Desenvolvimento. Este programa distingue o PCdoB dos outros partidos”, informou o secretário de Formação do PCdoB em Salvador, Carlos Valadares.

O curso, organizado pelo Comitê Municipal para os filiados de Salvador, é parte de um programa de formação muito maior, que vai atingir cerca de 2 mil filiados até o final de 2012 em toda a Bahia. “O curso de sábado mostra não apenas o crescimento do partido, mas a importância que se dá à formação teórica sobre o marxismo e à realidade do Brasil, da Bahia e em Salvador, principalmente agora que temos uma pré-candidatura à prefeita e dezenas para a Câmara de Vereadores”, acrescentou Valadares.

Diversidade

Mesmo com os problemas técnicos, que inviabilizaram a reprodução do DVD com a aula, o curso foi bastante produtivo. “Fizemos uma exposição do conteúdo, seguido de um debate bastante participativo, inclusive, ultrapassando em mais de uma hora o tempo previsto para o curso”, disse Ricardo Moreno, responsável pela formação.

Moreno destacou ainda a diversidade do público como ponto alto do evento. “Tivemos um público muito eclético, desde pessoas com muito tempo de partido, que aproveitaram a oportunidade para se atualizar, passando por pré-candidatos a vereador na eleição de outubro, recém filiados e até pessoas que nem são filiadas, mas quiseram conhecer um pouco mais das ideias do PCdoB. O retorno foi muito bom, com diversas pessoas nos procurando para pedir que o curso seja ofertado à sua categoria ou área em que milita”.

De Salvador,
Eliane Costa.