Senado: Mulheres homenageadas com o diploma Bertha Lutz

O Dia Internacional da Mulher será comemorado no Senado Federal na próxima terça-feira (13/03), com a solenidade de entrega do Diploma “Mulher –Cidadã Bertha Lutz 2012”.

A presidente da República, Dilma Rousseff; a viúva do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes, Maria do Carmo Ribeiro; a primeira mulher a ocupar vaga no Senado Federal brasileiro mediante um processo eletivo, Eunice Mafalda Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra, Rosali Scalabrin; e a professora da Universidade Federal da Bahia, Ana Alice Alcântara da Costa, são as agraciadas deste ano.

O Diploma Bertha Lutz foi criada em 2001 e tem como objetivo homenagear mulheres que apresentam protagonismo na luta pela transformação social e na igualdade de gênero. A solenidade de entrega do diploma está marcada para as 10h, no plenário do Senado Federal.

O senador Inácio Arruda (PCdoB), junto com várias entidades, defendeu a indicação de Maria Prestes para concorrer ao Diploma Bertha Lutz. Para Inácio, ela merece a comenda porque é uma mulher guerreira, militante de esquerda, forjada nas lutas clandestinas das quais participou no antigo Partido Comunista Brasileiro.

"Sempre ao lado do seu companheiro, Luiz Carlos Prestes, com quem conviveu durante 40 anos e com o qual criou nove filhos, dona Maria lutou pela construção do socialismo no Brasil e no mundo. Sempre soube que ela é uma excelente mãe e avó, apesar de todas as dificuldades que teve pra criar sua família”, justifica Inácio.

Dona Maria Prestes tem 81 anos e mora no Rio de Janeiro. Seu nome de fato é Altamira Rodrigues Sobral, mas adotou o nome Maria do Carmo Ribeiro para fugir da ditadura Vargas. Em 1952, conhece Luiz Carlos Prestes, na época secretário-geral do PCB, quando recebe a tarefa do partido de escondê-lo em sua casa. Os dois se apaixonam e ficam casados até a morte de Prestes em 1990.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB)