Carlos Valadares é novo coordenador da Maurício Grabóis na Bahia

Na reunião do último sábado (10/3), em Salvador, o Comitê Estadual do PCdoB na Bahia indicou a nova direção da Fundação Maurício Grabóis no estado, escolhendo como coordenador Carlos Valadares, que também é secretário de Formação do Comitê do partido em Salvador. A nova direção será composta também por Javier Alfaya, Elias Dourado, Ilka Bichara, Milton Barbosa, Ricardo Moreno e Mary Castro. Os nomes serão encaminhados à direção nacional da FMG, que deve homologar a escolha nos próximos dias.

A Fundação Maurício Grabóis é um instrumento de ação política do PCdoB para promover a formação dos quadros militantes, do ponto de vista teórico, programático e das ideias do socialismo, aglutinando o que existe de mais avançado nas pesquisas e estudos, para que possa ter dirigentes e filiados com capacidade de compreender a realidade brasileira e construir o caminho de um socialismo com a cara do Brasil.

As primeiras ações da nova direção será a continuidade da série de debates sobre Salvador, abordando diversos aspectos dos problemas que mais afligem a população. “O nosso objetivo é dá suporte a candidatos a prefeitos e vereadores da Bahia, para dinamizar todo este processo de discussão política e contribuir para que aja um projeto para as diversas cidades e regiões do estado”, explica Carlos Valadares.

A Fundação deve realizar também nos próximos meses um seminário sobre a história do partido no estado e articular a criação de um Centro de Documentação e Memória, para discutir a história do PCdoB e de sua participação na história do estado, através de documentos e depoimentos de pessoas do partido e fora dele.

“Para mim é motivo de orgulho pertencer ao PCdoB e agora poder coordenar a Fundação Maurício Grabóis. Porque Maurício Grabóis é um dos heróis do povo brasileiro, tem participação destacada nas lutas do partido desde o processo da reorganização do partido e também na Guerrilha do Araguaia. Então, é um símbolo desta necessidade de dominar o marxismo e a sociedade brasileira. A Fundação vive este processo de formação e compreensão marxista do Brasil e busca capacitar os militantes do partido na busca do caminho do socialismo no Brasil”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa.