Sem categoria

Conselho de Segurança apoia ação de Annan na Síria

O Conselho de Segurança expressou nesta sexta-feira seu pleno apoio à forma como o enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Koffi Annan, administrou a busca de uma solução para o conflito que ocorre no país.

O pronunciamento ocorreu durante uma videoconferência realizada entre os 15 membros desse órgão e Annan, que de Genebra informou sobre o estado dações que realizou até agora como parte de sua missão.

Em um contato com os jornalistas correspondentes na sede da ONU em Nova York, o atual presidente do Conselho de Segurança, o embaixador do Reino Unido, Mark Lyall Grant, não ofereceu detalhes sobre o intercâmbio com o diplomata ganês.

"Trata-se de um relatório confidencial", disse, ao reiterar que todos os integrantes desse corpo manifestaram seu apoio à mediação empreendida há duas semanas pelo também ex-secretário geral da ONU.

O presidente do Conselho de Segurança durante março confirmou que uma equipe técnica do escritório coordenador de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) viajará a Damasco para avaliar a situação nessa esfera junto com o governo sírio.

Por sua vez, o representante permanente da Síria perante as Nações Unidas, Bashar Jaafari, expressou aos jornalistas sua satisfação pelo informe apresentado por Annan aos membros do Conselho de Segurança.

Indicou que o enviado especial confirmou que o governo sírio colabora para contribuir ao sucesso de seu gerenciamento de avançar para uma solução da crise.

Jaafari também ratificou que um grupo de técnicos do escritório de Annan chegará no próximo domingo a Damasco para discutir "novos aspectos de sua missão".

Além disso, indicou que as autoridades sírias não apresentaram precondições ao enviado da ONU e da Liga Árabe.

Fonte: Prensa Latina