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Acesso à internet via aparelho 3G aumentou 127% em 2011

Os internautas brasileiros estão usando cada vez mais seus telefones celulares de terceira geração (3G) para navegar na web. O acesso à internet via banda larga móvel, por meio de aparelhos 3G, cresceu 127% no ano passado, somando 33,2 milhões de conexões.

Esse volume equivale a 80% do total de 41,1 milhões de conexões móveis via banda larga registradas no período. Os demais 20% são de modems, geralmente usados em notebooks. Os dados fazem parte de um estudo divulgado ontem e encomendado pela fabricante chinesa Huawei à consultoria Teleco.

O aumento dos acessos por meio de celulares 3G é resultado, principalmente, do crescimento das vendas de smartphones no Brasil. Segundo estimativa da empresa de pesquisa IDC, a venda total desse tipo de equipamento em 2011 foi de 9 milhões de unidades, 84% acima do registrado em 2010. Os celulares com padrão tecnológico 3G representavam 18,6% do total de celulares do país em fevereiro deste ano, de acordo a Teleco.

Apesar da alta nas vendas de smartphones, o preço médio do aparelho 3G no Brasil vem aumentando recentemente. No quarto trimestre de 2011, um equipamento desse tipo custava, em média, R$ 1.032, ante R$ 810 no período anterior. A chegada de aparelhos mais sofisticados, como o iPhone, da Apple, e o modelo Galaxy, da Samsung, influenciaram esse movimento, afirma Eduardo Tude, presidente da Teleco.

O preço maior não tem sido, entretanto, um empecilho para que as operadoras ampliem a receita com tráfego de dados. Segundo a Teleco, esse tipo de serviço representou 20,9% do faturamento de serviços das teles em 2011, com alta de 41% em relação ao ano anterior. Na Vivo, por exemplo, os pacotes de dados para acesso à web representaram 48,4% da receita líquida de dados no quarto trimestre.

Para as teles, a importância do tráfego de dados ainda é menor que no exterior. O faturamento com esse tipo de oferta já representa mais de 50% da receita de serviços das operadoras no Japão. Nos Estados Unidos, a taxa chega a 40% e na Europa, a 30%.

Na disputa pelo mercado de acessos 3G no Brasil, a Claro lidera o ranking, seguida por Vivo, TIM e Oi, nesta ordem, de acordo com a Teleco.

Fonte: Valor Econômico