Sem categoria

PMDB anuncia obstrução na Câmara, pelo Código Florestal

A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados anunciou hoje (21) obstrução no plenário em razão da falta de uma data para a votação do Código Florestal. Quem anunciou a obstrução foi o líder do PMDB na Casa, Henrique Eduardo Alves (RN): "O PMDB entra em obstrução, não para radicalizar mas para abrir espaço de negociação". Por enquanto, a decisão foi acompanhada pelo "independente" PSD e pelo oposicionista DEM.

Paulo Piau

A falta de uma sinalização do Palácio do Planalto quanto a uma data para a votação do Código Florestal deve adiar mais uma vez a votação da Lei Geral da Copa. Os ruralistas, oriundos tanto de partidos da base governista como da oposição, fizeram uma grande articulação obstruir a sessão.

"Não há o menor clima para votar hoje. Há uma articulação para obstruir a sessão e não dar quórum. Será difícil votar", disse o relator do Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG).

Cientes dessa movimentação, os deputados mais próximos ao governo já dão como certo o adiamento da apreciação da Lei da Copa.

"Acho que a Lei Geral não será votada hoje. Mas tomei a decisão de abrir a sessão. Vamos continuar negociando com a perspectiva da votação, mas ainda não temos acordo. Se depender de mim, vamos votar hoje. A Lei Geral é muito importante, mas não tem nada a ver com o Código Florestal. Quero dar um tempo para o governo construir um entendimento sobre o Código. Não havendo essa posição vamos ver o que faremos", afirmou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Fonte: Caio Junqueira / Valor Econômico