Comissão de Finanças mantém parecer do TCM e reprova contas de JH

Em reunião na manhã desta quinta-feira (22/3) a Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Salvador manteve o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a favor da rejeição das contas do prefeito João Henrique Carneiro (PP). O relator, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), votou pela rejeição e foi acompanhado por outros cinco membros da Comissão. Agora, o relatório vai a plenário, mas, como não tramita em regime de urgência, não tem data para ser votado.

Votaram pela aprovação do parecer do TCM os vereadores Olívia Santana (PCdoB), Marta Rodrigues (PT), Paulo Câmara (PSDB), Alfredo Mangueira (PMDB) e Heber Santana (PSC). Apenas Orlando Palhinha (PP) se absteve de pronunciar o seu voto. “João Henrique sofreu sua segunda derrota e de forma quase unânime, pois mesmo o vereador Palhinha não tendo aprovado o parecer, ele não teve coragem de votar contra o parecer do relator. Isso mostra que a situação das contas do prefeito é indefensável”, disse Olívia Santana.

“O desespero já chegou ao Palácio Thomé de Souza. O prefeito já começou a fazer a caça às bruxas, demitindo pessoas ligadas ao vereador Sandoval Guimarães para que ele mudasse de posição. Mas, com a votação de hoje ganha força a tese pela rejeição das contas do prefeito. Isso faz com que a mobilização dos movimentos sociais ganhe força. Agora, a população precisa monitorar a Câmara, exigir a votação do parecer do TCM o mais rápido possível e garantir que o pleno do colegiado da Câmara ratifique a posição recomendada pela Comissão de finanças”, ressaltou a parlamentar.

O projeto agora entra na ordem do dia, mas não tem previsão de votação. “Nós vamos conversar com os partidos, cujos vereadores votaram pela rejeição das contas na Comissão para, juntamente com o PCdoB e o PT, pedirem urgência na votação do relatório do TCM”, concluiu Olívia.

De Salvador,
Eliane Costa.