Nota do DCE UFPI sobre as eleições para Reitor e Vice-Reitor

 A norma aprovada nesta manhã (22/03/2012) representa um verdadeiro atentado à democracia e fere profundamente o direito conquistado a duras penas pela comunidade acadêmica de escolher livremente os gestores da UFPI.

DCE UFPI - DCE
Nota do DCE UFPI sobre a resolução que regulamenta a eleições para escolha de Reitor e Vice-Reitor

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí vem por meio desta repudiar a Resolução do Conselho Universitário (CONSUN) que regulamenta a eleições para escolha de Reitor e Vice-Reitor desta Instituição de Ensino Superior (IES) . A norma aprovada nesta manhã (22/03/2012) representa um verdadeiro atentado à democracia e fere profundamente o direito conquistado a duras penas pela comunidade acadêmica de escolher livremente os gestores da UFPI.

Nos dois últimos pleitos eleitorais a consulta à comunidade acadêmica foi realizada através de voto paritário entre os professores, técnicos administrativos e estudantes. Depois de realizada a votação, que tinha caráter formal, o resultado era apresentado ao Conselho Universitário que tinha por obrigação acatar e homologar o resultado apresentado nas urnas.

Oferecendo a sociedade mais uma prova de seu total desrespeito à democracia o CONSUN, instância máxima de deliberação da UFPI, controlado com mão de ferro pelo Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, arroga a si o direito de decidir por todos os membros da Universidade quem será o próximo Reitor. A consulta a estudantes, professores e servidores passa a ter caráter informal. Em outras palavras pode até haver eleição, no entanto quem decidirá quem serão os próximos gestores desta IES, de acordo com a nova regra é o Colégio Eleitoral indicado pelo Reitor Júnior.

O DCE UFPI reconhece nas eleições a melhor forma para se debater projetos de universidade, e acredita que somente através da consulta poderemos eleger o Reitor e Vice-Reitor que demonstrem a capacidade técnica e política de administrar nossa universidade pelos próximos quatro anos. Queremos gestores que trabalhem para toda a comunidade acadêmica, e trabalhem para que a UFPI cumpra verdadeiramente seu papel social e seja de fato um espaço democrático de produção e difusão de conhecimento. Cabe a nós dizermos quem tem esse perfil. Não aceitaremos jamais que essa decisão seja tomada pelo Reitor que é acusado de improbidade administrativa, apropriação indébita de recursos, fraude na lei de licitações, entre outros inúmeros crimes.

O Diretório Central dos Estudantes conclama todos a participarem da luta pela democracia na UFPI, contra a Resolução do CONSUN e por eleições diretas para Reitor e Vice-reitor.

 

Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí