Passeio ciclístico comemora 90 anos do PCdoB

Em comemoração dos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil, será realizada no domingo (25) um passeio ciclístico, no Eixão Norte, a partir das 9h. O mote da atividade é a cobrança pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, incidente sobre as bicicletas.

Passeio ciclístico comemora 90 anos do PCdoB

As vantagens da bicicleta vão desde o campo da saúde, pelo exercício físico suave, porém constante, que proporciona ao seu usuário, até o baixo custo, seja para o indivíduo, seja para o Poder Público, que poucos investimentos necessitam fazer em termos de infraestrutura viária. Para a preservação do meio ambiente, a bicicleta não tem competidores, principalmente em comparação com todos os veículos motorizados, emissores de gases e partículas poluentes.

Apenas 7,4% dos deslocamentos – o que equivale a cerca de 15 milhões de viagens diárias – são feitos em bicicleta no Brasil. O número é da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP). No momento, observa-se uma tentativa de revitalização do uso da bicicleta, inclusive com a participação do Ministério das Cidades e de várias administrações municipais. Em várias metrópoles de todo o mundo, esforço semelhante é noticiado, principalmente como forma de atenuar o congestionamento do centro das cidades.

O Brasil possui, hoje, apenas seiscentos quilômetros de ciclovias. Esse número, efetivamente, é pequeno em relação à frota nacional, que supera 50 milhões de bicicletas, das quais, mais de 80% circulam nas regiões Nordeste e Sudeste.

Saiba mais

O Senador Inácio Arruda é autor do PLS 166/2009 que isenta do IPI as bicicletas, bem como suas partes e peças separadas. Para os anos entre 2011 e 2012 é previsto a produção de 7 milhões de unidades de bicicletas no Brasil. Esta estimativa poderá crescer com as desonerações propostas neste projeto, que poderá significar a redução de quase vinte por cento no preço final das bicicletas. A pequena renúncia de receita que houver será plenamente compensada com a melhoria da qualidade de vida da população, com a agilidade nos deslocamentos urbanos e com a redução da necessidade das monstruosas obras viárias exigidas pelo uso dominante do automóvel.

O ponto de encontro do Passeio Ciclístico será o Eixão Norte, altura da 102 Norte, dia 25 de março, domingo, às 9 horas.

Débora Nobre de Castro