Estudantes e professores se unem pela educação no Piauí

Na manhã desta quarta-feira (28) estudantes e professores se reuniram na Jornada Nacional de Lutas pela educação. O “Março Verde e Amarelo” de Teresina mobilizou estudantes de toda região a favor da educação. A manifestação aconteceu com concentração na Praça da Liberdade, no centro da cidade seguida de passeata até o Palácio de Karnak, sede do governo estadual.

Jornada - Rafael da Silva
O Manifesto realizado com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-pi) reuniu centenas de estudantes e professores, que reivindicam pela implantação imediata de reajuste salarial definido pela lei federal. Os professores estão há um mês de greve causando sérios prejuízos ao ano letivo. Os estudantes presentes reivindicaram o imediato retorno das aulas, pois segundo as entidades representativas, além de prejudicar o ano letivo, os estudantes estão ociosos em suas comunidades.

A atividade realizada hoje (28) integra a tradicional Jornada Nacional de Lutas das entidades estudantis e foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (IFPI), pelo Centro Colegial dos Estudantes Piauienses (CCEP) e pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

Foto: Evelyn Santos/Portal Cidade Verde

Estudantes e professores em passeata

Na pauta local, os estudantes exigem mudanças significativas na educação, a começar pelo fim da greve dos professores, que acontece há mais de um mês e atinge 600 mil alunos, e a posição emergencial da prefeitura e do governo em relação ao piso nacional dos professores e a falta de reajuste no salário.

Foto: Rafael Silva