Câmara de Salvador concede Medalha Zumbi ao professor Rui

No dia em que Salvador completou 463 anos, 29 de março, a Câmara Municipal reconheceu publicamente, em sessão solene, os méritos na área educacional de um de seus filhos, o professor Rui Oliveira, homenageado pela Casa com a Medalha Zumbi dos Palmares. O vereador Joceval Rodrigues (PPS) propôs a outorga da honraria. A solenidade no Plenário Cosme de Farias foi presidida pelo vereador Geraldo Júnior (PTN) e assistida por professores, políticos e sindicalistas.

“O professor Rui Oliveira, em suas inúmeras lutas, garantiu conquistas importantes para os afrodescendentes, além de diversas vitórias para os professores”, destacou o vereador Joceval Rodrigues num breve e conciso discurso de apresentação do homenageado.

Sobre a APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, entidade que tem o professor Rui como coordenador geral, o vereador Joceval acentuou que “o sindicato completa 60 anos de muita batalha e em defesa do ensino público gratuito e de qualidade”..

Ao receber a Medalha Zumbi dos Palmares das mãos do filho Fernando, da esposa Vera Oliveira e do vereador Joceval, o professor Rui não conteve a emoção e deixou as lágrimas escorrerem pelo rosto denunciado pela força vital da felicidade. Neste instante, em uníssono, o plenário ecoou “APLB!, APLB!, APLB!…”.

“Nossas escolas não são senzalas”, destacou o professor Rui em discurso no púlpito. Sua fala, sempre em defesa da educação e contra todo tipo de discriminação, notadamente a étnica, terminou com a citação “sonho que se sonha junto é realidade”, de Raul Seixas, que sintetiza a conquista coletiva.

Participaram da sessão solene e fizeram parte da mesa de trabalho a deputada federal Alice Portugal (PCdoB); o ex-deputado e atual vice-presidente do PCd B Municipal, Javier Alfaya; o integrante do Conselho de Educação, Sérgio Guerra; a vice-presidente da UPB, Maria Quitéria; e o professor Claudemir Nonato. As vereadoras do PCdoB, Aladilce Souza e Olívia Santana, prestigiaram a solenidade. O ex-vereador Everaldo Augusto, da mesma agremiação comunista, e o prefeito de Vera Cruz, Antônio Magno, também foram conferir a “justa homenagem ao professor Rui", como salientou o vereador Geraldo Júnior.

Fonte: Ascom da Câmara de Vereadores de Salvador.