Sem categoria

Deputado denuncia ameaça a depoentes sobre Guerrilha do Araguaia

 O deputado Luiz Couto (PT-PB) denunciou, em discurso no Plenário da Câmara, nesta terça-feira (3), que os convidados para depor na Comissão de Direitos Humanos sobre a Guerrilha do Araguaia estão sendo ameaçados. E que vai pedir ao Ministério da Justiça para que seja assegurada a integridade física aos depoentes.

A denúncia foi feita pelo parlamentar após a reunião da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, criada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), para ajudar nos trabalhos de apuração dos crimes de violação dos direitos humanos durante a ditadura militar. A reunião foi reservada para preservar a segurança dos depoentes.

Segundo o deputado, os depoimentos foram muitos importantes e demonstram o interesse da população em contribuir para que a verdade venha a tona. Participam da audiência o ex-soldado do 52º Batalhão de Infantaria de Selva de Marabá (PA), Raimundo Antonio Pereira de Melo; o ex-sargento do 43º Batalhão de Infantaria Motorizada de Cristalina (GO) José Antonio de Souza Perez e o camponês Lauro Rodrigues dos Santos, que foram atingidos por ações que violaram seus direitos humanos.

O deputado também falou sobre a necessidade da presidente Dilma Rousseff decidir rapidamente sobre os nomes que irão compor a Comissão da Verdade para que sejam iniciados os trabalhos.

De Brasília
Márcia Xavier