Operação Lei Seca combate uso de álcool ao volante

Polícia Militar e Detran visam diminuir o número de acidentes de trânsito nas principais zonas de Teresina

 Diminuir o número de acidentes que envolvem a combinação álcool e volante em Teresina é a principal meta da operação Lei Seca realizada pela Polícia Militar do Piauí, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran).

Já foram realizadas 14 edições da operação que além de preventiva é repreensiva. “Esta operação está dentro das nossas ações de diminuição dos índices de violência na capital. O número de entradas nos hospitais da capital por acidentes de trânsito é muito grande e nosso intuito é reduzir estes números, orientando e, quando necessário, punindo motoristas que dirigem sob efeito de álcool”, explica o cel. José Albuquerque, comandante do Policiamento da Capital (CPC).

As blitzen são realizadas nas regiões onde frequentemente são registrados acidentes de trânsito, como na Zona Leste e na região do Grande Dirceu. Durante a abordagem o condutor é convidado a realizar o teste de alcoolemia (bafômetro), apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). “Nos casos mais graves, quando constatamos que o condutor não está em condições de dirigir, nós o conduzimos para a Central de Flagrantes. A pessoa será apresentada às autoridades competentes, que farão a aplicação cabível, podendo, inclusive, solicitar o exame clínico”, explica o coronel Albuquerque.

As principais ocorrências verificadas durante a Operação Lei Seca são, no caso dos motociclistas, a falta do uso do capacete e, dos motoristas o atraso do licenciamento dos veículos. Ambas as infrações são consideradas pelo Código de Trânsito Brasileiro como gravíssimas, implicando na perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 191,52. No caso do veículo com licenciamento atrasado, este também será rebocado para o pátio do Detran e liberado apenas mediante a atualização do pagamento do licenciamento.

Nas duas últimas edições da Lei Seca, realizadas nos bairros Dirceu e Jockey Clube, foram feitas 515 abordagens que resultaram na remoção de 20 veículos e em 26 notificações. Dos 77 testes de alcoolemia realizados, 10 deram positivos para embriaguez. “Este número nos mostra a importância destas fiscalizações. Mais de 10% dos condutores que fizeram os testes estavam impossibilitados de dirigir, nossa atuação em parceria com o Detran ajuda a impedir que estes condutores provoquem acidentes”, enfatiza cel. Albuquerque.