João Ananias exalta realização de transplante de pâncreas isolado

Nesta semana, na Tribuna da Câmara, o Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou a realização do primeiro transplante de pâncreas isolado do Norte e Nordeste feito pela equipe do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Ele observou que se trata de um procedimento revolucionário no tratamento da diabetes do tipo I e lembrou que apenas São Paulo e Paraná faziam esse tipo de cirurgia.

Em nome do cirurgião e coordenador da Unidade de Transplante do HGF, Ronaldo Esmeraldo, ele parabenizou a equipe de profissionais que participou do transplante . João Ananias lembrou ainda que o Ceará já realiza transplante duplo (pâncreas e rim) desde 2009, indicado para os pacientes diabéticos e portadores de insuficiência renal.

Os investimentos na saúde pública foram iniciados no primeiro mandato do governador Cid Gomes, quando João Ananias era secretário da Saúde do Estado e prosseguem na segunda administração de Cid, que tem à frente da Saúde, o médico Arruda Bastos.

Leia o discurso na íntegra:

Foi realizado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Secretaria de Estado da Saúde, do Governo do Estado do Ceará, o primeiro transplante de pâncreas isolado do Norte e Nordeste do Brasil. A equipe de profissionais, que realizou esse grande feito, foi comandada pelo grande cirurgião e coordenador da Unidade de Transplantes do HGF, Dr. Ronaldo de Matos Esmeraldo.

É bom salientarmos que já vinha sendo realizado o transplante duplo, do pâncreas e do rim, desde 2009, destinado aos pacientes diabéticos e com insuficiência renal. Nesse caso, do transplante isolado, foi indicado para um paciente diabético tipo 1, doença de difícil controle.

Atualmente, no Brasil, além do Ceará, esse procedimento só é realizado em São Paulo e Paraná. Fico orgulhoso, como ex-secretário de Saúde, no primeiro mandato do Governador Cid Gomes, quando iniciamos esses investimentos na saúde pública em nosso Estado. Continuando a todo vapor nesse segundo mandato, tendo como Secretário, nosso competente camarada Dr. Arruda Bastos.

O Estado do Ceará hoje se constitui no segundo centro transplantador do País, ficando em primeiro em algumas áreas. Quero, ao concluir minha fala, parabenizar a todos que fazem a Central de Transplantes do Estado do Ceará, na pessoa da Dra. Eliana Régia Barbosa de Almeida, aos que fazem parte da Unidade de Transplantes do HGF, nas pessoas do Dr. Ronaldo Esmeraldo e do Diretor daquele Hospital, Dr. Zózimo. Por fim, ao Governador Cid Gomes e ao Secretário Arruda Bastos, pela determinação de transformar a saúde pública do Ceará.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)