FNDE: João Ananias defende permanência da gestão e renda com BNB

Na tribuna da Câmara, o Deputado Federal João Ananias (PCdoB) falou da intenção do Ministério da Fazenda de regulamentar o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) com a transferência de sua gestão e renda, atualmente de responsabilidade exclusiva do Banco do Nordeste (BNB), para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. O parlamentar observou que essa informação, veiculada na imprensa, gerou apreensão nas áreas de atuação do BNB.

João Ananias disse que até o momento nenhuma posição foi adotada por parte do Ministério da Fazenda para esclarecer a questão. “Nosso apelo é no sentido de proteger o Banco do Nordeste, levando-se em consideração sua importância histórica para nossa região nordestina, ainda muito sofrida devido às profundas desigualdades”.

Por meio de requerimento, o parlamentar solicitou ao Ministro Guido Mantega informações para que possa elucidar essa dúvida. Também tomou a mesma providência em relação ao Coordenador da Bancada Nordestina, deputado Gonzaga Patriota, para que reúna os deputados e ponha o assunto em discussão.

Discurso na íntegra:

Foram veiculadas pela imprensa há uma semana que o Ministério da Fazenda iria regulamentar o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) e que sua renda e gestão financeira, que hoje são exclusividade do Banco do Nordeste, passariam também para o Banco do Brasil e Caixa Econômica. Gerou apreensão nas áreas de abrangência do BNB, com temores de que isso represente esvaziamento daquele importante agente de desenvolvimento nordestino.

Muitas opiniões foram emitidas. Algumas favoráveis, outras contrárias, sem que tenhamos até o momento uma posição, por parte do Ministério da Fazenda para clarear essa questão. Nosso apelo é no sentido de proteger o Banco do Nordeste, levando-se em consideração sua importância histórica para nossa região nordestina, ainda muito sofrida devido às profundas desigualdades inter-regionais. Mesmo tendo melhorado bastante, a partir do Governo do Presidente Lula, continuado pela Presidente Dilma, o Nordeste, como o Norte do País, ainda necessita de políticas diferenciadas, até que se reduzam essas desigualdades. Entendemos também que o BNB, não tem estatura para concorrer, em pé de igualdade, com Banco do Brasil e Caixa Econômica, por razões já colocadas.

Estou solicitando através de requerimento, ao Ministro Guido Mantega, informações para que possa elucidar essa dúvida. Também estou solicitando ao Coordenador da Bancada Nordestina, Deputado Gonzaga Patriota, que reúna a mesma e ponha essa questão em discussão para que esclareçamos as demandas nos nossos Estados.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)