Presidente do Sindjorce é afastada de jornal em retaliação

A presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, foi expulsa da redação do Diário do Nordeste pelo diretor editor Ildefonso Rodrigues. O maior jornal do Ceará dispensou os trabalhos da jornalista em retaliação à matéria “Prática anti-sindical: Diário e O Povo censuram edital de assembleia por local de trabalho”, publicada no site do Sindjorce e reproduzida aqui no Vermelho/CE.

A repercussão nacional da denúncia despertou a ira dos patrões. Dois dias depois da publicação da matéria, o presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas (Sindjornais), Mauro Sales, ameaçou, na presença de funcionários do jornal O Povo, o diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Mirton Peixoto. Sales disse que os jornais iriam “endurecer” com o sindicato laboral, ameaça que concretizou-se na semana seguinte.

Na tarde da última segunda-feira (02/04), o editor Ildefonso Rodrigues chamou Samira de Castro na sala dele para comunicar que o jornal estava “liberando” a dirigente da obrigação de trabalhar. Afirmou que “não era interessante” para o Diário do Nordeste a presença da sindicalista na redação, atitude que caracteriza claramente perseguição política e prática anti-sindical por parte da empresa.

“Você fez uma escolha. Agora vá exercer seu mandato e só volte quando ele terminar”. Samira, repórter especial do Diário e única profissional daquela empresa a ocupar a lista dos 200 jornalistas mais premiados de todos os tempos do portal Jornalistas & CIA, argumentou que a decisão de liberar-se ou não era uma prerrogativa dela e da diretoria do sindicato dos trabalhadores, e não do jornal.

“Em nenhum momento o meu mandato me impede de trabalhar. Pelo contrário, estou envolvida em todos os projetos da editoria, inclusive conquistando prêmios nacionais para o jornal, como o HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011”, afirmou a presidente do Sindjorce. Aliás, Ildefonso ameaçou retirar Samira do projeto premiado alegando que ela deveria licenciar-se e não mais participar de projetos especiais do jornal.

O afastamento foi o ápice dos assédios praticados contra a presidente pelo jornal, iniciados quando a profissional comunicou à empresa que disputaria as eleições para a diretoria do Sindjorce. Na ocasião, com intuito de demovê-la da ideia de integrar a diretoria do sindicato laboral, o editor lhe ofereceu o cargo de editora de Reportagem.

Logo após a vitória da chapa que Samira integrava, em agosto de 2010, Ildefonso declinou do convite alegando “incompatibilidade” entre o cargo para o qual foi eleita pela categoria e a função de editora. No mesmo dia, Samira foi transferida da Editoria de Economia, onde exercia a função de subeditora, e rebaixada a repórter da Editoria de Reportagem.

Já em março deste ano, o Diário colocou em prática mais uma cartada da estratégia do “pede pra sair”, determinando a editora de Samira a retirá-la do projeto Tim Lopes de Investigação Jornalística alegando que a presidente do Sindjorce não tinha perfil para integrá-lo.

Meses depois, o salário de Samira foi rebaixado com o corte da gratificação que recebia para auxiliar na edição de matérias, numa clara violação à Cláusula Vigésima Nona da Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas Empregados em Jornais e Revista do Estado. Após notificação do Sindjorce comunicando a ilegalidade da redução de vencimentos, os valores foram ressarcidos à jornalista e o salário normalizado.

Em outubro de 2010, uma nova investida contra a dirigente: Ildefonso Rodrigues chamou Samira para reclamar da nota de repúdio do Sindjorce contra a demissão do jornalista Dawton Moura, dispensado do Diário do Nordeste por ter escrito e editado um caderno especial sobre marxismo durante as eleições presidenciais do mesmo ano.

A presidente do Sindjorce não foi a primeira funcionária do Diário do Nordeste a sofrer perseguição política em função do exercício de mandato sindical. O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos (Sintigrace) e diretor executivo da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Antônio Alves Galdino, também foi liberado compulsoriamente pelo Diário do Nordeste.

Com a expulsão da presidente do Sindjorce da redação, sobe para seis o número de dirigentes sindicais empregados do Diário do Nordeste e do O Povo a serem demitidos ilegalmente ou afastados compulsoriamente dos locais de trabalho em função da atuação sindical. São eles: Juarez Alves, secretário de Formação do Sintigrace; Mirton Peixoto, diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Evilázio Bezerra, diretor executivo da entidade, e Déborah Lima, diretora de Administração e Finanças do sindicato.

O jornal O Povo também tentou demitir o jornalista Francisco Gatto, integrante do Conselho Fiscal do Sindjorce. No entanto, a dispensa ilegal foi vetada pela própria médica do Trabalho da empresa em função de Gattinho, como é conhecido na categria, estar com problemas de saúde a época da demissão.

“Se o objetivo dos jornais do Ceará é intimidar a atuação sindical dos trabalhadores do Ramo da Comunicação, podem ficar certos de que não recuaremos um centímetro da defesa intransigente dos jornalistas e gráficos empregados nos veículos do Ceará. Se os jornais nos querem fora da empresa é o reconhecimento da nossa combatividade”, afirma Samira de Castro.

Nota de repúdio

As entidades abaixo assinadas repudiam, de forma veemente, a expulsão da presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, da redação do Diário do Nordeste pelo diretor editor Ildefonso Rodrigues. O maior jornal do Ceará dispensou os trabalhos da jornalista em retaliação à matéria “Prática anti-sindical: Diário e O Povo censuram edital de assembleia por local de trabalho”, publicada no site do Sindjorce no dia 26 de março.

A repercussão nacional da denúncia despertou a ira dos patrões. Dois dias depois da publicação da matéria, o presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas (Sindjornais), Mauro Sales, ameaçou, na presença de funcionários do jornal O Povo, o diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Mirton Peixoto. Sales disse que os jornais iriam “endurecer” com o sindicato laboral, ameaça que se concretizou na semana seguinte.

Na tarde de segunda-feira (02/04), o editor Ildefonso Rodrigues chamou Samira na sala dele para comunicar que o jornal estava “liberando” a dirigente da obrigação de trabalhar. Afirmou que “não era interessante” para o Diário do Nordeste a presença da sindicalista na redação, atitude que caracteriza claramente perseguição política e prática anti-sindical por parte da empresa.

Com a expulsão da presidente do Sindjorce da redação, sobe para seis o número de dirigentes sindicais empregados do Diário do Nordeste e do O Povo a serem demitidos ilegalmente ou afastados compulsoriamente dos locais de trabalho em função da atuação sindical. São eles: Antônio Alves Gaudino, secretário-geral, e Juarez Alves, secretário de Formação (ambos do Sintigrace); Mirton Peixoto, diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Evilázio Bezerra, diretor executivo da entidade, e Déborah Lima, diretora de Administração e Finanças do sindicato.

As entidades repudiam a posição intimidatória dos jornais cearenses, certas de que este é o sentimento de toda categoria. Os trabalhadores não irão se intimidar diante destas ações e, com consciência, autonomia e independência, continuarão a defender aumento real, condições dignas de saúde e segurança, igualdade de direitos e fim das práticas anti-sindicais.

Federação dos Periodistas da América Latina e do Caribe – Fepalc

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos

Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Nordeste – Fetrafe NE

Federação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços do Ceará – Fetrace

Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sindicatos filiados

Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e sindicatos filiados

Sindicato dos Jornalistas do Ceará

Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal

Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba

Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte

Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará – Sintgrace

Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores – SindValores

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual – Mova-se

Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará

Fonte: Sindjorce