Jornalistas: Ato público defenderá liberdade na atuação sindical

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza manifestação em frente ao jornal O Povo, nesta quinta-feira, dia 12 de abril, às 15 horas, em repúdio às práticas antissindicais dos veículos de comunicação do Estado.

As empresas demitiram ilegalmente ou afastaram compulsoriamente dos locais de trabalho quatro dirigentes do Sindjorce e dois diretores do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace). Dos seis dirigentes perseguidos, quatro são empregados do O Povo e dois do Diário do Nordeste.

Após a manifestação, as entidades saem em carreata pela Avenida Antônio Sales em direção ao jornal Diário do Nordeste, na Praça da Imprensa, para protestar contra o afastamento arbitrário da presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro, da redação do jornal, no dia 2 de abril, em retaliação à matéria publicada no Portal da entidade, denunciando a censura aos editais do sindicato convocando assembleias por local de trabalho e práticas antissindicais dos jornais O Povo e o Diário.

“Se você têm sido vítima de perseguição política em seu local de trabalho, junte-se a nós e denuncie as investidas dos patrões contra os trabalhadores. Se não, também una-se a nós para evitar que você seja o próximo prejudicado”, afirma a presidente em exercício do Sindjorce. Samira lembra que seu afastamento da redação é um ato extremo de violação contra a liberdade de organização sindical. “As empresas retiraram os dirigentes das redações para impedir o contato com a categoria e enfraquecer a luta sindical”, comenta.

Fonte: Sindjorce