Nova diretoria do SINDIPETRO-RN será eleita nesta semana

A categoria petroleira se prepara para eleger a nova gestão 2012/2015 do sindicato entre os dias 10 e 13 de abril.

De 10 a 13 de abril, trabalhadores petroleiros ativos, pertencentes a empresas públicas e privadas, aposentados e pensionistas, estarão elegendo a nova diretoria do SINDIPETRO-RN. Duas chapas disputam o voto de 2.684 sindicalizados, sendo que o grupo eleito ficará responsável pela condução política e administrativa da entidade, no triênio 2012-2015.

Para organizar o processo e garantir a lisura do pleito foi formada uma Comissão Eleitoral composta por cinco membros. Três atuam em Natal e dois em Mossoró. Ao todo, entre fixas e itinerantes, o pleito contará com 16 urnas de votação. Cada urna constitui uma secção eleitoral, sendo dirigida por um presidente e dois mesários.

Os presidentes das urnas de numeração ímpar foram indicados pela chapa 1, enquanto que a chapa 2 indicou os de numeração par. Com relação aos mesários, a ordem foi invertida.

A votação é aberta pela manhã, coincidindo com o horário do expediente de cada localidade, e deverá se estender por todo o dia. À tarde, após o encerramento dos trabalhos, presidentes e mesários elaboram uma Ata com o registro do andamento da votação e, em seguida, lacram as urnas. O local de guarda da urna é decidido pelos presidentes e mesários, que ficam responsáveis por reinstalar a secção no dia seguinte.

Clima tranquilo e bom comparecimento marcam primeiro dia da votação

O primeiro dia de votação da eleição para a renovação da diretoria do SINDIPETRO-RN transcorreu de forma tranquila. A avaliação é da integrante da Comissão Eleitoral responsável pela condução do pleito, Francisca Elpídio. Segundo ela, nas 16 urnas que se encontram em funcionamento, compareceram 679 eleitores, representando 25,3% do total. Estão aptos a votar 2.684 trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados da ativa, pertencentes a empresas públicas e privadas, além de aposentados e pensionistas.

Para os próximos dias, a expectativa de comparecimento de eleitores também é positiva. Na opinião de Francisca Elpídio, que já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil do RN, “a categoria petroleira é muito politizada, compreende a importância da eleição e deverá participar amplamente”. A chapa vencedora, assim, deverá sair do pleito com “um elevado grau de representatividade”, conclui Francisca.

Representante – Para o aposentado da Petrobrás, Carlos Alberto da Silva, que compareceu à sede do Sindicato para votar, no primeiro dia da eleição, a escolha de representantes é muito importante. Carlos afirma que “a máquina é poderosa” e que é preciso “construir um sindicato forte para fazer frente à Petrobrás e às entidades, lutando pela categoria e, especialmente, pelos aposentados”. Opinião semelhante tem a aposentada Maria do Socorro Sousa Silva. Ela afirma que “votar é interessante para poder contribuir com as causas dos aposentados”. Sempre que tem oportunidade, Maria do Socorro disse que procura se inteirar das questões do Sindicato, “para não perder de vista as lutas da categoria”.
 

Fonte: SINDIPETRO/RN