"O Cantil" se apresenta gratuitamente no Theatro 4 de Setembro

Baseado na obra de Bertold Brecht “A exceção e a regra” a peça do Grupo Teatro Máquina, do Ceará, será apresentada dias 11 e 12.

Teatro Máquina - Divulgação
Após circular pelos mais importantes festivais do país, o espetáculo do Teatro Máquina (CE) chega a Teresina esta semana em espetáculo gratuito.

O Cantil, espetáculo do grupo cearense Teatro Máquina, fará duas apresentações gratuitas no Theatro 4 de Setembro, nos dias 11 e 12 de abril, sempre às 20h. Em seguida, o espetáculo segue para João Pessoa, Maceió e Aracajú.

O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012, que viabilizará a circulação de 50 peças teatrais por todo o Brasil. Também faz parte do projeto, além da circulação do espetáculo, a oficina “Jogo e Repetição”, direcionada para atores e estudantes de teatro, que também contempla as quatro cidades.

Fran Teixeira diretora do espetáculo relata que “O Cantil surgiu de uma vontade antiga de trabalhar com A Exceção e a Regra, peça escrita por Bertolt Brecht. A primeira leitura da peça foi reveladora, como acontece com os bons textos e com tudo na vida que tem força de transformação. O texto continuou me perseguindo e eu, apaixonada, não resisti: o utilizei nas aulas de interpretação, o examinei através do que chamei de cenas exemplares com os alunos no curso de Artes Cênicas, o relia de novo de vez em quando, fiz muitas anotações. Disso tudo surgiu um roteiro de ações, sem falas, que trabalha isolando a relação patrão-empregado e as temáticas recorrentes na poética brechtiana: o acordo, o comportamento associal, indivíduo versus coletivo”.


Cena do espetáculo

Fran destaca ainda que o trabalho foi marcante por ter reunido as pessoas de forma definitiva em torno de um trabalho coletivo e o “O Cantil”, se transformou num processo criativo, um trabalho de grupo.

“A manipulação direta e aparente nos oferece a metáfora geradora de toda a concepção de cena, desde seu aspecto formal (cenografia, disposição dos elementos de cena, sonoplastia, figurino) até a representação”, diz a diretora.

A sinopse revela que o espetáculo apresenta ao espectador uma viagem sem espaço e tempo definidos, onde dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil.

Ficha Técnica:

Texto, Direção e Produção: Fran Teixeira.
Assistência de Produção: Joel Monteiro.
Elenco: Aline Silva, Ana Luiza Rios, Edivaldo Batista, Levy Mota e Márcio Medeiros.
Cenário: Frederico Teixeira.
Figurino: João Zabaleta.
Trilha Sonora Original e Sonoplastia: Dustan Gallas.
Animação: Ramon Cavalcante.
Iluminação: Walter Façanha.
Contra-regragem: Ramon Cavalcante.
Operação de Som: Joel Monteiro.
Operação de Luz: Tomáz de Aquino.

Com informações do www.cidadeverde.com e www.teatromaquina.com