Vereador André Luiz (PCdoB) quer a criação de Parque Ecológico

Definitivamente o ribeirãopretano é fã de Parques Ecológicos. A movimentação diária nos Parques Luis Roberto Jábali, Dr. Luis Carlos Raya, Maurílio Biagi, Tom Jobim e Roberto de Mello Genaro é a prova de que este tipo de lazer caiu no gosto popular.

Diariamente podemos observar atletas profissionais, amadores e cidadãos comuns que buscam condicionamento físico, prática de esportes ou simples contato com a natureza. Famílias com pessoas das mais variadas idades adotaram os parques.

Preocupados com a preservação ambiental e também buscando opções de lazer, centenas de pessoas participam de movimentos para instalação de um Parque Ecológico na antiga Pedreira Santa Luzia. A área com cerca de 140 mil metros quadrados, também conhecida por alguns como “Pedreira da USP” fica no final da Avenida do Café e pertence em sua maioria à Universidade de São Paulo, a outra parte é da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

No passado surgiram algumas iniciativas isoladas, em 2004 moradores das imediações iniciaram a movimentação organizada e continuam engajados até os dias atuais. Um acordo chegou a ser celebrado entre o Ministério Público, Universidade e Prefeitura, sem sucesso.

O vereador André Luiz da Silva (PCdoB) participa desta iniciativa mesmo antes de sua eleição. Quando integrava a Associação de Moradores de Vila Tibério e Adjacências (AMOVITA) participou de várias reuniões com o ex-Prefeito do Campus da USP e com representantes da Administração Municipal. Com a troca do governo municipal e com as mudanças administrativas na USP o tema sofreu um arrefecimento.

Atualmente vizinhos, funcionários da USP e do Hospital das Clinicas realizam uma série de atividades tais como pescarias, encontros culturais e campanhas de conscientização. O vereador André destacou que o apoderamento popular do espaço fortalece a luta de todos e que certamente este será o mais belo parque ecológico da cidade.

André apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e indicações, no entanto, não houve acolhimento pela prefeitura municipal. Agora André apresentou novo requerimento indagando quais as medidas objetivas estão sendo adotadas, já que, no passado, existia estudos avançados e até projeto para a implantação do Parque. O vereador André também indagou a Universidade de São Paulo sobre quais os impedimentos para o atendimento ao anseio da comunidade dos bairros vizinhos que desejam um local para a promoção de lazer e cultura, além de exercícios físicos e educação ambiental.

Fonte: Assessoria de Impresa do vereador André Luiz