Estado dos EUA pretende abolir pena de morte
O estado norte-americano de Connecticut planeja abolir a sentença de morte, abolição que o converteria no 15º estado do país que ratifica esse passo contra a pena capital.
Publicado 12/04/2012 18:24
A Câmara de Representantes estadual aprovou uma emenda legislativa com esse objetivo, depois de uma votação de 86 votos a favor e 63 contra e depois do Senado estadual ter aprovado igual projeto na semana anterior.
"Estou pronto para converter esta proposta em lei; assim que chegar a minha mesa, assinarei sem demora", comentou o governador Dannel Malloy, do Partido Democrata.
Congressistas de Connecticut já propuseram uma iniciativa similar em 2009, mas na ocasião a lei foi bloqueada pela governadora de então Jodi Rell, que era do Partido Republicano.
Michael Ross, um assassino em série, foi o último preso do chamado "Constitution State" a morrer vítima de uma injeção letal em 2005. Atualmente, 11 prisioneiros esperam no corredor da morte para a aplicação do veredicto.
Ainda que o governador Malloy certifique a nova legislação, de qualquer jeito estes réus morrerão porque a ordem é prospectiva e, portanto, não se aplica aos já condenados.
Outros estados que caminham na mesma direção são Nova Jersey, Novo México, Nova York, Alasca, Havaí, Iowa, Maine, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Dacota do Norte, Rhode Island, Vermont, Virginia Ocidental e Wisconsin.
No ano passado, pela primeira vez desde 1976, quando voltou a entrar em vigor a pena de morte nos Estados Unidos, o número anual de novas sentenças à morte foi inferior a 100.
De acordo com o Death Penalty Information Center (Centro de Informação sobre a Pena de Morte), neste país foram executados 1277 presos durante os últimos 36 anos, 477 destas execuções foram levadas a cabo no estado do Texas.
Fonte: Prensa Latina