Eliana Gomes: Desafios para o povo e para a cidade

Por *Eliana Gomes

O aniversário de Fortaleza, neste 13 de abril, significa um momento de comemorações e reflexões sobre uma cidade que cresce aceleradamente. A quinta maior metrópole brasileira precisa vencer as muitas batalhas travadas contra a sanha especulativa, que deseja determinar onde o povo mais pobre mora, trabalha, se diverte e cria seus filhos. Precisamos potencializar aqui as conquistas dos municípios do País, a fim de elevar a qualidade de vida do povo fortalezense.

Pelo ânimo e pela luta do conjunto de forças avançadas e progressistas, conseguimos vitórias importantes recentemente como a criação do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Mas é preciso também presentear nossa cidade com a completa implantação do Plano Diretor, através da revisão das leis assessórias, em especial a Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Código de Obras e Postura, bem como com a criação/implantação do Conselho Municipal da Cidade.

O preço do desenvolvimento para o povo precisa ser revertido, principalmente, em moradia, emprego e mobilidade urbana. O Estatuto e outras conquistas populares existem para garantir o usufruto coletivo do crescimento urbano.

No último ano, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, participei da mediação de muitos conflitos urbanos que envolviam ocupações de terra, titularidade fundiária e moradia. Ao mesmo tempo, tive o desafio de ser relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e estive diante de um conflito urbano que não ocupa apenas o litoral, mas se entranha nas regiões mais periféricas, em uma combinação de pobreza e mercado do sexo, arrancando nossas meninas e nossos meninos da infância, do direito à educação, da proteção da família e do Estado.

São muitos os desafios, pois a Fortaleza do século XXI deve ser pensada em diálogo com o povo e com os cenários regional, nacional e internacional, mas tenho certeza de que somos capazes de vencê-los.


*Eliana Gomes é Vereadora de Fortaleza (PCdoB)

Fonte: O Povo