ADUFC convoca professores para Assembleia Geral

ADUFC-Sindicato convoca todos os professores para Assembleia Geral, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, a partir das 10h, no Auditório do Centro de Ciências (Campus do Pici). A data será o marco de mobilização e protesto dos docentes das Instituições Federais de Ensino em todo o Brasil contra a morosidade do Governo Federal no atendimento à pauta de reivindicações dos servidores públicos federais e, em particular, da categoria docente.

O objetivo da mobilização é pressionar o Governo, que tem demonstrado apenas descaso com as reivindicações dos professores, apesar dos recordes de arrecadação e da política de melhoria da infraestrutura e expansão das Universidades Federais do país. Os salários dos professores das universidades vêm sofrendo crescente desvalorização e não condizem com o papel reservado ao professor como suporte básico para o desenvolvimento educacional científico, tecnológico e cultural do país, âncoras fundamentais para o crescimento econômico sustentável tão defendido pelo Governo.

É necessário valorizar os professores das universidades públicas, categoria responsável pela formação de mão de obra especializada e por 90% da produção científica do Brasil. Sem esse avanço não será possível manter, nem atrair, os melhores profissionais das diferentes áreas que devem estar cada vez mais comprometi dos com a construção da ciência e a reprodução do conhecimento. Usar o argumento da austeridade financeira para manter o arrocho salarial dos professores é inaceitável e contraditório para um governo que almeja incluir o Brasil entre as potências mundiais através do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

As incoerências são evidentes nesse Governo. Enquanto isenções fiscais somaram R$ 155 bilhões em 2011, áreas sociais perderam cerca de R$ 105 bilhões em verbas federais no mesmo período – incluindo cortes nos Ministérios de Educação e Ciência e Tecnologia. A Previdência Complementar foi criada como um regalo aos bancos que comemoram lucros recordes a cada ano, enquanto os trabalhadores públicos sofrem a angústia de desconhecer os valores de suas aposentadorias. A carreira de servidor público perde um de seus pilares e torna-se menos atrativa para as novas gerações.

Também serão abordados na Assembleia Geral do dia 25 de abril outros temas que geraram polêmica junto aos docentes e suas representações sindicais: a mudança de cálculo dos adicionais de insalubridade e periculosidade sem negociação com as representações dos servidores; o atraso da incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas) e Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GEDBT), acordados para vigorar a parti r de 1º de março de 2012 (PL 2203, o mesmo do reajuste de 4%); e a inclusão nos Projetos de Lei de itens sem debate ou negociação com as representações dos servidores.

Serviço

Assembleia Geral

Data: 25 de abril de 2012
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Centro de Ciências da UFC (Campus do Pici)

Fonte: ADUFC