Conflito de terras em Caracaraí /Roraima

 
Deputado Sampaio alerta autoridades sobre conflito de terras em Caracaraí

 Segundo o parlamentar, representantes da empresa munidos com uma ordem de despejo estão intimidando a população daquela localidade para que saiam das suas propriedades, alegando serem os donos das terras, desde 1932, conforme o registro do Cartório do Amazonas.

“É um problema muito sério e devemos tomar providências, pois esse registro era da época em que Roraima fazia parte do Amazonas. São 98 famílias que hoje vivem naquela região que não têm onde morar e precisam das terras para sobreviver”, explicou o parlamentar.

Sampaio solicitou a ajuda dos deputados que compõe a Comissão de Direitos Humanos para que se evite uma luta por terras entre a população e a empresa naquela região. “Tenho informação que já existe ameaças de mortes e muitas pessoas podem perder suas vidas por conta dessa situação”, alertou.

Em relação à legalidade das terras, o deputado afirmou a existência de uma liminar movida pela Vara da Justiça em Caracaraí suspendendo a ação de despejo. “É importante que o Iteraima (Instituto de Terras de Roraima) colabore conosco no sentido de fornecer os documentos daquela área de lotes para que sejam inclusas na ação movida pela Justiça, no sentido de garantirmos a propriedade para os moradores de Cujubim, que são os verdadeiros donos”, acrescentou Sampaio.

O deputado Chicão da Silveira (PDT) reforçou o pedido de Sampaio e se comprometeu em verificar a situação naquela região. “Devemos fazer algo para resolver essa situação, pois existem muitos pais de família que precisam das terras para sua produção e sustentar os seus filhos”, finalizou.

Por Jânio Tavares. Secom/ ALE-RR