PCdoB conversa com PSB e PPS sobre eleição em Fortaleza

Para tratar da sucessão municipal de Fortaleza neste ano, as executivas municipais do PSB e do PCdoB vão se reunir, nesta quinta (3), às 19 horas, na sede municipal do Partido. As siglas compõem aliança em âmbito municipal, estadual e nacional, mas cogitam sair com candidatura própria para a disputa rumo à Prefeitura da capital. Os comunistas também têm conversado com outros partidos, como o PPS, que defende a  "união das oposições".

O encontro com o PSB, segundo o presidente municipal do PCdoB, Luis Carlos Paes, terá o papel de avaliar o atual quadro político da cidade. “O PCdoB vem procurando construir um bloco em torno do (senador) Inácio (Arruda). Por isso, vamos conversar com todos os partidos”, apontou Paes.

De acordo com ele, o PSB continua sendo um “importante parceiro” para os comunistas, independente do cenário ainda indefinido quanto à candidatura própria do PSB.

“Seria muito bem vinda uma aliança com o PSB. Qual partido não gostaria de ter o apoio do governador Cid Gomes?”, apontou Paes, ao referir-se à expectativa de o senador Inácio Arruda ser o segundo plano do governador em caso de rompimento da aliança com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

Para o presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo, que disse não descartar a possibilidade de seu partido apoiar a candidatura de Inácio, o momento é de debate sobre a atual conjuntura de Fortaleza. “Vamos fazer uma avaliação desses oito anos de parceria e fazer algumas projeções para o futuro”, destacou.

Conversas com o PPS

Segundo informou O POVO online, o presidente estadual do Partido Popular Socialista (PPS), Alexandre Pereira afirmou que recentemente conversou o presidente PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes ( Patinhas) visando uma possível aliança para as eleições de outubro em Fortaleza. "Isso faz parte do nosso discurso permanente de tentativa de uma união maior das oposições. Mas estamos dialogando com quase todos os partidos. Já conversamos com o deputado Heitor Férrer (PDT), com Marcos Cals (PSDB)", ressalta Alexandre.

Ao mesmo tempo, o presidente do PPS lembra que sua pré-candidatura à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT) ainda está de pé. "Não mudou nada em relação a isso", reforça, destacando a necessidade de se viabilizar fortes candidaturas de oposição.

Em busca de uma aliança

O PCdoB, que apresentou o nome do senador Inácio Arruda para adisputa da Prefeitura de Fortaleza, tem buscado construir uma aliança que permita dar maior força ao seu candidato. O primeiro partido a manifestar apoio foi o PP, que tem como principal liderança no estado, o deputado Pe. Zé Linhares. Os dirigentes comunistas têm realizado conversas, ou mantêm boas relações,  com diversos outros partidos e isto ficou explícito na quinta feira passada, dia 26, quando quase uma dezena de representantes partidários compareceu ao jantar comemorativo dos 90 anos do PCdoB, realizado no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza.

Fonte: O POVO online