PCdoB Salvador realiza Conferência sobre a Emancipação da Mulher

O Comitê do PCdoB em Salvador está finalizando os detalhes para a 2ª Conferência Municipal sobre a Emancipação da Mulher, que acontece nesta sexta-feira (4/5), a partir das 9 horas, no Hotel The Plaza, em Ondina. O Partido mobilizou comunistas de todos os cantos da cidade para o evento, que é preparatório para a Conferência Estadual marcada para o dia 12 de maio, também na capital baiana.

“O PCdoB mais uma vez convocou toda a sua militância, mulheres e homens para a Conferência. Nós fizemos uma ampla mobilização em todos os segmentos em que o partido está organizado, desde os comitês distritais nos bairros, passando pelo movimento comunitário, sindical, da juventude, de combate ao racismo, dentre outros. Por isso, nossa expectativa é de que a Conferência Municipal reflita a importância que o partido tem em Salvador, onde tem atuação destacada”, afirmou a secretária Municipal da Mulher, Rosa Souza.

No encontro será discutida a tese base do PCdoB sobre a questão da mulher, que envolve três pontos básicos: que emancipação queremos?, as brasileiras na atualidade e as mulheres e o Plano Nacional de desenvolvimento. “Vamos discutir também ações, o que nós queremos para as mulheres comunistas e o resto da sociedade”, acrescentou Rosa.

Esta é a segunda vez que o PCdoB convoca uma conferência nacional para discutir a emancipação da mulher. “Como secretária de Mulher da Bahia, tenho conduzido este processo de mobilização para a Conferência Estadual, que prepara a Conferência Nacional. É uma conferência de todo o partido e não apenas das mulheres. Por isso, os homens também sairão delegados, com representação de no mínimo 30% da delegação das etapas municipais, estadual e nacional”, explicou a deputada Alice Portugal.

A etapa estadual será no dia 12 de maio, em salvador, e a nacional acontece entre os dias 18 e 21 de maio, em Brasília. “As mulheres do partido estão convocadas a participar de maneira intensa do debate, lendo o caderno de teses, defendendo propostas e mobilizando outras mulheres e homens para participar da conferência”, ressaltou Alice.

De Salvador,
Eliane Costa.