Conferência do PCdoB debate emancipação da mulher no sábado

Comunistas de toda a Bahia se reúnem no próximo sábado (12), no Hotel Sol Barra, em Salvador, na 2ª Conferência Estadual sobre a Emancipação da Mulher. A abertura acontece às 9h e o evento contará com exposições da vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos; da secretária estadual da Mulher e deputada federal, Alice Portugal, além de outras lideranças do partido no estado.

O encontro é a etapa baiana da Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB, que será realizada entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília e reunirá participantes de todos os estados da Federação. “O processo de mobilização se deu nos últimos três meses, através da convocação de todos os diretórios e organismos especiais do partido a tirarem as delegadas e delegados para a etapa estadual. Esta 2ª Conferência vem com o estímulo dos avanços que as mulheres têm alcançado, mas de todo um conjunto de lutas que ainda têm que enfrentar”, afirmou Alice Portugal.

“Nossa expectativa é tirarmos em torno de 40 delegadas para a Conferência Nacional e o partido está todo convidado, pois a tarefa da emancipação feminina não é apenas das mulheres, mas de homens e mulheres. Porque não se emancipa uma sociedade com mais da metade dos seus integrantes em condição desigual. Por isso, nós vamos tirar em até 30% a participação dos homens. Quero convidar todos aqueles e aquelas que compreendem a questão da mulher como uma questão estratégica na questão do socialismo, que compareçam ao evento”, acrescentou Alice.

A questão da participação da mulher na política será um dos temas em debate no encontro, que também discutirá a situação das brasileiras na atualidade e as mulheres e o Plano Nacional de Desenvolvimento. Segundo a secretária estadual de Comunicação e dirigente nacional do PCdoB, Julieta Palmeira, o documento base da Conferência representa um pensamento avançado e demonstra a necessidade de construir uma nova ordem social, com equidade entre homens e mulheres, e para isso é fundamental avançar na emancipação feminina.

“O Partido tem o desafio de ampliar o número de candidaturas femininas, lutar por uma reforma política que garanta o financiamento público e a lista preordenada com alternância de gênero, e fortalecer a União Brasileira de Mulheres, entidade que deve ser a expressão máxima da defesa dos direitos das mulheres à luz do feminismo emancipacionista”, ressaltou Julieta.

O PCdoB é pioneiro nesta discussão interna e na instituição de cotas para a participação das mulheres nas direções intermediárias do partido. Além da realização dessa Conferência temática, a Secretaria Nacional conta com o trabalho do Fórum Nacional Permanente sobre a Emancipação da Mulher, aprovado na I Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, em 2007 e é norma prevista no Estatuto Partidário.

De Salvador,
Eliane Costa.