Saudação do PCdoB Rio aos trabalhadores e trabalhadoras

 A presidente do Comitê Municipal do PCdoB no Rio de Janeiro, Sônia Latgé, redigiu um texto saudando os trabalhadores e trabalhadoras no dia 1 de maio:

 Comemoramos esse 1 de Maio num grande ato na Apoteose. Neste ato, a cada intervalo de shows de artistas do primeiro time, as falas qualificadas dos representantes das 4 centrais organizadoras do evento contribuíram para pautar o duplo simbologismo das comemorações do Dia dos Trabalhadores : um, a do feriado e a festa que representam o reconhecimento da sociedade pelo trabalho realizado pelos REAIS PRODUTORES da riqueza de nosso país. O outro significado é a da luta permanente pela construção de conquistas trabalhistas, sociais e políticas que são necessárias para que se rompa com o sistema de exploração do trabalho pelo capital.

Sabemos que a consciência da classe operária se faz todos os dias e se dá no reforço pela dignidade de vida e enfrentamento contra todo tipo de exploração e assédio moral.
A greve de 1886, em Chicago, é o fato emblemático que real significado ao Dia dos Trabalhadores. Naquele momento histórico, as greves e mobilizações pela diminuição da pesada jornada de trabalho das cerca de quatorze horas para 8 horas diárias, os trabalhadores em greve foram levianamente responsabilizados por uma bomba atirada na direção de policiais. Na verdade os próprios policias estariam forjando um ataque e o artefato explodindo antes da hora prevista matando alguns de seus idealizadores. Mesmo assim a tirania prendeu e acusou três trabalhadores que lideravam aqueles protestos, enforcando-os em praça pública.

Neste Primeiro de Maio de 2012 o PCdoB homenageia a todos trabalhadores e trabalhadoras cariocas que no passado foram vítimas de perseguição, patrulhamento e doaram suas vidas ao movimento pela conquista de nossas leis trabalhistas e também a toda essa nova classe trabalhadora que está fazendo do Brasil a sexta economia mundial, que avança em sua própria consciência, mas ainda não tem salários e jornadas de trabalho justas.
Lembro de alguns ilustres que me passam pela memória e não farei qualquer alusão para não cometer injustiças com os demais.

O PCdoB Carioca abraça solidaria e fraternalmente todos os homens e mulheres trabalhadores de nossa cidade e convida-os a se juntarem as nossas fileiras comunistas, quer no campo sindical, via sindicatos e a própria militância partidária.

Sonia Latgé
Pela direção do PCdoB Rio