Trabalhadores comemoram 1º de maio nesta quinta

Nesta quinta-feira (3), as Centrais Sindicais e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Pernambuco realizará um ato Unificado pelo Dia do Trabalhador na Praça do Diário, no Centro do Recife, às 15h.

Bandeiras de Luta

Além de oferecer entretenimento ao trabalhador, o ato unificado trará em seus discursos políticos a defesa da redução da jornada sem redução de salários; educação e qualificação profissional; valorização do serviço público e do servidor público; valorização do salário mínimo; redução da taxa de juros; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; igualdade entre homens e mulheres, trabalho decente, 10% do PIB da educação e reforma agrária ampla e de qualidade.

Opinião

“Aqui em Pernambuco vivemos um período de crescimento econômico, que tem gerado muitos postos de trabalho – seja na indústria, na construção civil, no comércio e setores de serviço em geral, portanto levantamos a bandeira por Empregos Qualificados, focando no Trabalho Decente”, explicou Valéria Silva.

Sobre os direitos dos trabalhadores, a CTB-PE acredita que há empresas que chegam ao Estado com o intuito de pagar salários inferiores aos que são pagos no Sudeste e Sul do país, e impõem péssimas condições de trabalho, haja vista as denúncias e greves recorrentes em Suape – tanto no Estaleiro, como na construção da Refinaria. “Queremos que o governo interfira neste processo e cobre dos empresários uma contrapartida social e que os diretos dos trabalhadores sejam garantidos. Queremos o fim do Fator Previdenciário que prejudica e pune os trabalhadores no ato da sua aposentadoria”, direção da CTB.

Unidade e outras bandeiras

Para a secretária da Mulher Trabalhadora do CTB, Raimunda Gomes, as centrais demonstraram, mais uma vez neste ano, que a luta da classe trabalhadora deve ter a unidade como premissa. “Para quem não acreditava que nossa unidade era pra valer, mostramos que a saída contra a crise e o processo de retomada do crescimento passa por essa união”, destacou.

Além da questão sobre a desindustrialização, dirigente também cobraram do governo federal outros avanços para os trabalhadores. Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP, expôs uma lista de bandeira de lutas. “Temos motivos para comemorar em grande estilo o Dia do Trabalhador, mas hoje também é o dia de lembrarmos que temos bandeiras de lutas como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais (sem redução de salários) e o fim do fator previdenciário, ambas importantíssimas para o projeto de país pelo qual lutamos”, afirmou.

História

O 1º de Maio surgiu com os trabalhadores e trabalhadoras, protestando e exigindo a redução da jornada de trabalho, sem Redução de Salários. Mais de um século depois, nós continuamos levantando essa bandeira histórica. Compreendemos que hoje no Brasil, há condições de se reduzir a jornada para que mais postos de trabalho sejam gerados e os trabalhadores tenham mais tempo para o lazer, para educação, qualificação e cultura. Outra questão relevante é o fato de que esta ação contribuiria para melhorar a saúde dos trabalhadores e para reduzir o crescimento do exército de lesionados.