Total de ocupantes mortos no Afeganistão passa de 3 mil

A morte de quatro militares da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) este fim de semana elevou a 3.002 os mortos dos exércitos ocupantes dos EUA e da Otan desde sua invasão ao Afeganistão em outubro do 2001.

Nas últimas 24 horas perderam a vida quatro soldados da Otan, dois deles britânicos, atacados ontem por policiais afegãos na cidade de Lagar Gah, na província de Helmand, comunicou o Ministério do Interior.

Os dois eram conselheiros das forças afegãs e participavam de uma reunião com funcionários governamentais cerca da base de Attal, quando foram atingidos por disparos de membros das forças policiais, informou um comunicado oficial.

Uns 410 militares do Reino Unido já morreram nesta nação islâmica do centro asiático e centenas ficaram feridos desde a intervenção militar liderada pelos Estados Unidos, de acordo com a página de internet casualties.org. O restante morreu em atentados com explosivos no leste do Afeganistão, informaram fontes militares.

Com estas quatro baixas fatais ascendem a 22 o número de membros da ISAF mortos em 2012 por disparos de militares afegãos.

Em fevereiro deste ano, o departamento de Defesa dos Estados Unidos reportou à Câmara de Representantes que, desde 2007, mais 70 membros da OTAN faleceram e outros 110 resultaram feridos depois de serem atacados por uniformizados afegãos.

Enquanto isso, soldados afegãos e tropas da ISAF capturaram um líder insurgente durante uma operação conjunta realizada no distrito de Charkh, na província de Logar, a uns 60 quilômetros ao sul de Cabul, segundo porta-vozes da OTAN.

Fonte: Prensa Latina