Deputado Osmar Júnior lamenta perda de rebanhos

Atendendo a requerimento da deputada Liziê Coelho (PTB), o Grande Expediente da sesssão desta segunda-feira, 14, foi dedicado para o debate dos efeitos da seca na região do semiárido piauiense. A bancada federal foi convidada, mas compareceram apenas os deputados federais Júlio César Lima (PSD), Assis Carvalho (PT) e Osmar Júnior (PCdoB) e o senador Wellington Dias (PT).

Líder do PCdoB: base conseguiu vencer oposição e crise econômica - Agência Câmara
Também fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, presidida pelo deputado Themísatocles Filho, o secretário da Defesa Civil, deputado Ubiracy Carvalho, que represesentou o governador Wilson Martins (PSB) e o secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira.

O deputado Osmar Júnior (PCdo B) registrou da tribuna da Assembleia a perda dos rebanhos com a seca no Estado do Piauí. Segundo ele, é difícil solucionar o problema, diferentemente das populações, que pelo menos contam com as redes de proteção social, o que não havia no passado.

Osmar Júnior defendeu que o programa Água Para Todos tenha a mesma mesma precisão do Luz Para Todos. Defendeu a construção de adutoras nas barragens existentes, única forma de substituir o carro pipa.

O deputado lembrou as secas de 1932 e 1970 como as maiores do século passado, sobretudo porque não havia as redes de proteção social. Ele disse acreditar que não faltará recursos para socorrer as vítimas, mas teme que a burocracia resulte no atraso ao atendimento.