Tabuleiros Litorâneos ganharão fábrica de polpa de frutas

 A unidade de beneficiamento de polpa de fruta ficará na responsabilidade da Cooperativa dos Produtores Orgânicos dos Tabuleiros Litorâneos (BioFruta).

José Carvalho - DNOCS - Jarbas Santana

Os Tabuleiros Litorâneos contarão a partir do próximo ano com uma fábrica de beneficiamento de polpa de fruta. “A fábrica tem o objetivo de aproveitar parte das frutas que não são comercializadas e muitas vezes acabam estragando e sendo jogadas fora”, explica José Carvalho, diretor do Departamento de Obras Contra às Secas (Dnocs).

A unidade de beneficiamento de polpa de fruta ficará na responsabilidade da Cooperativa dos Produtores Orgânicos dos Tabuleiros Litorâneos (BioFruta). O custo para a implantação da fábrica será de R$ 600 mil, os recursos são do Ministério da Integração, aplicados através do Dnocs.

Segundo Carvalho, uma nova área está sendo construída o que irá ampliar para cerca de 10 mil hectares irrigados. “Estamos com 60% das obras de ampliação executadas, iremos triplicar a área atual. Será feito o aproveitamento de toda a área para a fruticultura. O Brasil tem hoje os maiores indicadores de produtividade de frutas e o Piauí já aparece entre os maiores produtores, juntamente com Bahia e Pernambuco”, comenta.

A previsão para que a nova área esteja entregue e produzindo é até o fim de 2014. Para quem tiver interesse em produzir nos tabuleiros será aberto edital para empresa de grande porte e grupos familiares. Outra proposta a ser implantada no projeto é a instalação de vacarias. “Queremos também fazer uma integração da bacia leiteira da região, que se encontra dispersa. Essa junção ajudará também na produção das frutas orgânicas através da aquisição do adubo orgânico”, afirma o diretor.

A produção dos Tabuleiros Litorâneos é voltada para fruticultura e tem a acerola como principal arranjo produtivo. O principal comprador da produção, segundo Carvalho, é uma fábrica que produz composto com vitamina C, e a comercialização da fruta é feita antes do amadurecimento, onde há maior concentração da vitamina.