Brasília cria sistema de segurança para a Copa do Mundo
A capital federal conta agora com a Comissão Distrital de Segurança Pública para a Copa do Mundo. O grupo, formado por 34 órgãos e coordenado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, tem como meta integrar as ações de planejamento e de simulação que cada órgão já desenvolve separadamente.
Publicado 18/05/2012 10:40 | Editado 04/03/2020 16:41
Cada cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 instituirá uma comissão de segurança pública, formada por instituições ligadas diretamente à área e membros convidados. “É importante lembrar que muitas das ações de segurança previstas para serem trabalhadas na Comissão já estão em pleno andamento dentro de cada órgão envolvido. A Comissão irá unir os diferentes órgãos e seus trabalhos, consolidá-los em um único plano integrado de segurança e oficializá-los, para que sejam testados posteriormente, sob a coordenação da Secretaria Extraordinária do Ministério da Justiça”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Na capital federal, além do trabalho interno desenvolvido por cada órgão de segurança pública, diversas ações já serviram como treinamento para atuação em grandes eventos. Na festa de comemoração do aniversário de 52 anos de Brasília, a Polícia Militar do DF, por exemplo, adotou esquema que servirá de base para a segurança da FifaFan Fest, festa popular com transmissão dos jogos.
Também em abril deste ano, o Desafio Internacional de Beach Soccer, realizado no Parque Ecológico Águas Claras, serviu para que a corporação aprimorasse a preparação para o Mundial, com policiamento ostensivo, escolta dos atletas e apoio dos batalhões Turísticos e de Choque.